Radar: comece o pregão sabendo as novidades no cenário corporativo desta quarta-feira - 14/09/2011
À espera de uma teleconferência sobre a crise da dívida entre Angela Merkel, chanceler alemã, George Papandreou, premiê da Grécia, e Nicolas Sarkozy, presidente francês, José Manuel Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, afirmou nesta quarta-feira (14) que uma proposta de títulos públicos conjuntos da Zona do Euro está próxima de ser apresentada.
Apesar do rebaixamento da Moody’s à nota de crédito dos franceses Société Générale e Crédit Agricole, as bolsas da Europa abriram o pregão em alta, demonstrando otimismo em relação a uma solução para que um calote da Grécia não afete os demais países do bloco.
Já na Ásia, a Bolsa de Tóquio fechou em queda, enquanto Hong Kong e Xangai, influenciados pela notícia de que o governo chinês vai continuar controlando a inflação, registraram altas. Confira algumas notícias que podem movimentar o pregão da BM&F Bovespa:
CSN e Usiminas
A SDE (Secretaria de Defesa Econômica) notificou a CSN (CSNA3) e a Usiminas (USIM5), pedindo explicações quanto às investidas ao capital da siderúrgica mineira. Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a CSN estaria atrás de 26% do capital da concorrente, que atualmente pertencem à Votorantim e à Camargo Corrêa (CCIM3).
Na véspera, porém, a Usiminas afirmou que já prestou visitas tanto a autoridades da SDE como da Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) para explicar que não tem conhecimento de novos movimentos sobre suas ações. As duas companhias têm 15 dias para esclarecerem as operações ao órgão do Ministério da Justiça.
Reestruturação na GOL
A GOL (GOLL4) anunciou seu processo de reestruturação organizacional também na terça. De quatro, o número de vice-presidências vai a três, de Clientes e Mercado, de Finanças, RI (Relações com Investidores), Estratégia e TI (Tecnologia da Informação), além da Técnica.
De acordo com a empresa, o movimento visa à simplificação do modelo vigente hoje. O número de diretorias também vai cair, de 25 para 21.
Mudança societária
Para incorporar a Vivo, o conselho de administração da Telesp (TLPP4) aprovou os termos da reestruturação societária. A empresa vai adquirir o controle do patrimônio integral da móvel, sem realizar, para isso, um aumento de capital ou emissão de ações. Agora, a Telesp passa a se chamar Telefônica do Brasil S.A.
Rodovias
A Triunfo Participações (TPSI3) reportou um crescimento de 8,7% do tráfego de veículos nas rodovias que controla, durante os primeiros oito meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2010. Já a movimentação de contêineres caiu 2,9% na mesma comparação, e a geração de energia acumulada chegou a 503.783 megawatts por hora.
Fonte: InfoMoney
Marcadores:
14/09/2011,
calote,
cenário,
corporativo,
CSN,
Gol,
Grécia,
Moody´s,
noticias,
otimismo,
principais,
Quarta-Feira,
Radar,
Usiminas,
Zona do Euro