Ibovespa futuro segue mercados internacionais e opera em alta
O Ibovespa futuro opera em alta de 0,93%, aos 56.290 pontos, na esteira dos mercados internacionais, apesar do corte no rating dos bancos franceses Société Générale e do Credit Agricole pela Moody’s, enquanto os investidores aguardam pela divulgação de dados econômicos nos EUA e outros eventos internacionais.
No cenário norte-americano serão divulgadas as vendas no varejo e dados inflacionários referente a agosto, bem como o nível de vendas e estoques das indústrias e dos setores de atacado e varejo.
Já sobre a crise europeia, o rebaixamento do crédito das instituições financeiras já havia sido, em parte, precificado na segunda-feira, quando os rumores sobre tal anúncio se espalharam no mercado, em um pregão que foi marcado por forte volatilidade nos mercados internacionais.
Eurobonds, Itália e Grécia
No entanto, ainda na Europa, o presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, revelou que a instituição “em breve apresentará opções para a introdução dos eurobonds”, enquanto a comissão também revelou que enviou ao conselho europeu a proposta de redução dos juros a Portugal e Irlanda e a extensão da maturidade nos pacotes de ajuda financeira.
Além disto, os deputados da Itália votarão o pacote de austeridade fiscal de Berlusconi nesta quarta-feira e a chanceler alemã Angela Merkel se reunirá com o presidente francês Nicolas Sarkozy e com o primeiro-ministro grego, George Papandreou, para discutir o atual cenário econômico.
Fonte: InfoMoney