Manutenção de juros nos EUA pelo Fed dá trégua a bolsas da Ásia, que fecham em alta


SÃO PAULO – Os principais índices de ações da Ásia recuperaram um pouco das perdas da semana nesta quarta-feira (10), depois que o Federal Reserve (banco central dos Estados Unidos) anunciou na véspera que vai manter a taxa de juros do país próxima de zero até pelo menos 2013.

O benchmark Nikkei, da Bolsa de Tóquio, subiu 1,05%. Já o Shanghai Composite, da Bolsa de Xangai, terminou o pregão em alta de 0,91%, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, terminou avançando 2,34%.

Exportadoras ainda sofrem
Tóquio respirou aliviada com o comunicado do Fed, apesar de a expectativa de um novo plano de compra de títulos norte-americanos, para injetar liquidez no mercado, ter sido frustrada na véspera. O dólar chegou a se valorizar no dia anterior, mas a falta de um anúncio do BC dos EUA nesse sentido fez com que o iene mais uma vez terminasse o dia apreciado em relação à moeda.

Empresas que dependem de exportação no Japão sofreram mais uma vez com a alta no câmbio. Ações da Nintendo desceram 1,72%, enquanto as da gigante Sony fecharam em queda de 2,18%. Apesar de algumas perdas, investidores aproveitaram a trégua na bolsa para retomar posições em tecnológicas, como a rede social Gree. Papéis da companhia subiram 8,45% para o maior nível desde a oferta inicial.

Destaques em Xangai

Já o Shanghai Composite, se beneficiando também da melhora nos mercados na terça, depois de acumular descidas por causa do temor quanto ao crédito no Ocidente, terminou no campo positivo principalmente por causa da melhora nos ativos do setor financeiro.

O Industrial and Commercial Bank of China, por exemplo, viu suas ações avançarem 1,22% ao fim do pregão, ainda na expectativa de que uma desaceleração do crescimento global faça a política monetária do país ser afrouxada.



Fonte: InfoMoney