S&P corta rating soberano da Grécia de CCC para CC, com perspectiva negativa

SÃO PAULO - A agência de classificação de risco Standad & Poor's anunciou nesta quarta-feira (27) o corte do rating soberano da Grécia de CCC para CC, com perspectiva negativa.

De acordo com nota, é provável que o governo do país seja incapaz de honrar ao menos algumas de suas dívidas, mesmo com o pacote de € 109 bilhões aprovado recentemente  pelos ministros de Finanças da Zona do Euro para resgatar a economia da Grécia.

Em nota, a agência de classificação de risco disse que "concluiu que a proposta de reestruturação da dívida do governo grego caracteriza um default seletivo", segundo sua metodologia de ratings.

Isso porque o novo plano de resgate aprovado pela comunidade europeia impõe que o setor privado vai contribuir com pelo menos € 50 bilhões de ajuda ao país, além do fato de que grandes bancos aceitaram reduzir os juros pagos pelo governo grego por empréstimos.

Três principais agências

Confira na tabela abaixo como são as notas de longo prazo dentro da metodologia das três principais agências de classificação de risco:



Fonte: InfoMoney