Bolsas europeias ignoram indústria alemã e sobem com dados da Alcoa
Há pouco, em Frankfurt, o índice DAX 30 subia 0,10%.
As bolsas europeias operam com ganhos nesta quarta-feira, refletindo o ânimo do mercado após a produtora de alumínio, Alcoa, abrir a tempora de resultados trimestrais nos Estados Unidos batendo as estimativas do mercado para os números de vendas.
O resultado, por enquanto, bate o fraco desempenho da indústria da Alemanha que, apesar de ter avançado em novembro, veio bem abaixo do especuldado pelos analistas.
A Alcoa divulgou ontem que as vendas do último trimestre somaram US$ 5,9 bilhões, acima dos U$ 5,6 bilhões esperados pelo mercado.
Há pouco, em Frankfurt, o índice DAX 30 subia 0,10%, aos 7.703 pontos; em Paris, o índice CAC-40 avançava 0,02%, aos 3.706 pontos; em Milão, o índice FTSE-MIB valorizava 1,28% aos 17.168 pontos; em Londres, o índice FTSE-100 tinha alta de 0,47% aos 6.082 pontos, e em Madri, o índice Ibex 35 ganhava 0,45%, aos 8.491 pontos.
Na agenda econômica, o Reino Unido encerrou novembro com déficit comercial de 3,5 bilhões de libras esterlinas, com ajuste sazonal, inferior aos 3,7 bilhões negativos de outubro,
Já o déficit do comércio de bens contabilizou 22,3 bilhões de libras esterlinas nos três meses até novembro, abaixo dos 14 bilhões negativos do mesmo período de 2011.
No três meses, os preços de exportação recuaram 0,9%, enquanto de importações caíram 0,7%.
O saldo de renda do Reino Unido saiu de um déficit de 1 bilhão para um superávit de 1,2 bilhão de libras esterlinas, na mesma base comparativa.
A economia da zona do euro contraiu no terceiro trimestre de 2012, confirmando os dados preliminares, segundo divulgou hoje o escritório de estatística comunitária, Eurostat.
O Produto Interno Bruto (PIB) da região recuou 0,1% nos três meses, em linha com as expectativas do mercado e com a divulgação anterior.
No segundo trimestre, a economia da zona do euro encolheu 0,2%.
Comparado ao mesmo período de 2011, o PIB da região caiu 0,6%.
A produção industrial da Alemanha acelerou em novembro, mas bem abaixo do esperado pelo mercado, segundo informou nesta quarta-feira o Ministério da Economia do país.
A produção industrial da Alemanha acelerou em novembro, mas bem abaixo do esperado pelo mercado, segundo informou nesta quarta-feira o Ministério da Economia do país.
O índice, que mede a produção da indústria, subiu apenas 0,2% no mês ante outubro, quando havia recuado 2% (dado revisado).
O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado, que aguardava avanço de 1,1% no mês (previsão Forex Factory).
Fonte: Ultimo Instante.
