Bolsas asiáticas aceleram com Alcoa, iene fraco e Japão
Ao final desta jornada, a bolsa de Taiwan subiu 0,22%
As bolsas asiáticas encerraram com alta nesta quarta-feira, após o iene enfraquecer e melhorar as condições de negócios para os exportadores japoneses e com o resultado trimestral da Alcoa, que registrou vendas acima do esperado pelo mercado, na primeira divulgação da temporada de balanços dos Estados Unidos.
Ontem o mercado mundial passou o dia cauteloso aguardando a divulgação dos resultados da Alcoa, que teve vendas de US$ 5,9 bilhões no último trimestre do ano, superando a média de US$ 5,6 bilhões estimada pelos analistas.
Hoje, o iene caiu ante as demais moedas, o que foi bem visto pelo mercado japonês, já que aumenta o valor dos lucros no exterior para as empresas japonesas quando repatriadas.
Ainda por lá, há expectativas de que o Banco do Japão possa aderir à pressão para expandir a flexibilização da política monetária, mais um motor para as negociações do pregão.
Ao final desta jornada, em Taiwan, o referencial TSEC Weighted Index subiu 0,22% aos 7.738 pontos; na China, o índice SSE Composite, da bolsa de Xangai, desacelerou 0,03% aos 2.275 pontos; na Índia, o índice BSE Sensex, da bolsa de Bombai, caiu 0,38% aos 19.666 pontos; no Japão, o referencial da bolsa de Tóquio Nikkei 225 valorizou 0,67% aos 10.578 pontos; e em Hong Kong, o principal indicador, o Hang Seng, acelerou 0,46% aos 23.218 pontos.
Na agenda econômica, não houve divulgação de indicadores.