Ibovespa Futuro opera em alta de mais de 1% à espera de discurso de Obama

Após permanecer fechado na véspera, por conta do feriado da Independência do Brasil, o Ibovespa Futuro opera em alta de 1,31%, aos 57.855 pontos no pregão desta segunda-feira (8), enquanto os investidores aguardam pelo anúncio de um pacote de estímulo à criação de empregos nos EUA.


O presidente norte-americano, Barack Obama, realizará um discurso no congresso na tarde desta quinta-feira, cuja perspectiva é pelo anúncio de um programa avaliado em US$ 300 bilhões  para impulsionar omercado de trabalho, após dados decepcionantes no mês de agosto.

Nesta manhã foi publicado a ata do Copom (Comitê de Política Monetáriado), o qual revela que a perspectiva para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor) para o final de 2011 deve ficar "ao redor" do centro da meta de 4,5% no final do próximo ano. O documento também aponta que a crise seja mais persistente, no entanto, menos grave, sem "observância de eventos extremos". 

Europa continua em foco
Na pauta do dia, do Velho Continente, membros do BCE (Banco Central Europeu) e do BoE (Bank of England) estão reunidos para decidir os rumos da política monetária na região. Apesar da ampla expectativa pela manutenção das taxas básicas de juros, analistas divergem quanto a possíveis novas medidas de estímulo àeconomia. Logo ao final da reunião do BCE, o presidente da instituição, Jean-Claude Trichet, fará um discurso.

Agenda
Na agenda interna, além da ata do Copom, a FGV (Fundação Getúlio Vargas) divulgou que na primeira medição de setembro, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) marcou taxa positiva de 0,74%. Trata-se do maior resultado desde a terceira semana de maio de 2011, quando o índice registrou variação de 0,96%.

Dos Estados Unidos, por sua vez, o indicador mais aguardado terá novos dados sobre o mercado de trabalho por meio do Initial Claims, que será divulgado às 9h30.

Fonte: InfoMoney