Ibovespa futuro opera em alta, ante reunião grega e indicadores econômicos
O Ibovespa Futuro opera em ligeira alta de 0,41% na manhã desta terça-feira (20), aos 57.645 pontos, em conformidade com os mercados internacionais, os quais revertem parte das perdas da sessão anterior.
No entanto, o noticiário econômico externo continua com algumas notícias negativas ao mercado, tais como o corte do rating soberano da Itália pela Standard & Poors, a qual citou uma cisão política no parlamento como fator que pode dificultar a execução das medidas de austeridade fiscal e, assim, evitar a redução de seu déficit fiscal.
Grécia e Fomc
Por outro lado, os investidores aguardam pelo segundo dia de discussões entre o ministro de finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, e representantes da Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), sendo que o primeiro revelou que as discussões da véspera foram “produtivas”.
Tem início nesta terça-feira, também, o primeiro dia de reuniões do Fomc (Federal Open Market Committee), o qual deverá revelar alguma medida de estímulo à economia dos EUA após o encontro de quarta-feira; ao menos esta é a expectativa.
Inflação em alta
Na agenda de indicadores econômicos, os EUA divulgarão antes da abertura do pregão regular dados no setor imobiliário, trazendo o número de imóveis em início de construção e também o número de autorizações para a construção de imóveis.
Por aqui, o destaque fica por conta da alta inflacionária, medida pelo IPCA-15 (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e pelo IPCA-E (Índice de Preços ao Consumidor – Especial), os quais avançaram 0,53% e 0,90% em setembro, elevação frente aos 0,31% e 0,17% do mesmo período de 2010. Comparando-se com o mês anterior, o IPCA-15 registrou alta de 0,26 ponto percentual.
Fonte: InfoMoney