Bernanke reafirma existência de medidas para estimular economia mas não anuncia data para novo pacote

O presidente do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Ben Bernanke, afirmou nesta quinta-feira que o banco possui as ferramentas para impulsionar o crescimento da economia norte-americana, mas se recusou a confirmar se está preparado para utilizar tais elementos em menos de duas semanas. 


Bernanke afirmou que o Fed espera que a recuperação dos EUA seja lenta, mas que ganhe força ao longo do tempo, apesar de outros membros da autoridade monetária terem sido um pouco mais pessismistas. 

O presidente do banco central norte-americano voltou a afirmar que pretende manter as taxas de juros de curto prazo próximas a zero até meados de 2013 para facilitar o crédito, e que os outros membros do Fed discutirão medidas para estimular a economia do país, ressaltando que o Fed está preparado para usar tais práticas "caso seja necessário", contudo não mencionou quando isto será anunciado. 

Em seu discurso, Bernanke destacou também vários pontos fracos na economia dos EUA, incluindo os fracos gastos do consumidor, os problemas fiscais na zona do euro e a queda da confiança dos negócios no país, além de comentar que espera que a inflação reduza seu ritmo de crescimento nos próximos meses. 

Assim como em seu discurso em Jackson Hole, o mandatário do Fed voltou a sinalizar que o governo deve apoiar tais medidas de estímulo ao crescimento. 

Fonte: Último Instante