Juros futuros mais longos se ajustam para baixo na BM&FBovespa

SÃO PAULO - As taxas dos principais contratos de juros futuros operam estáveis nos vencimentos mais curtos e recuam forte nos contratos mais longos no início dos negócios desta quarta-feira (10). O mercado segue repercutindo os desdobramentos da crise que assombra o ambiente externo e a possibilidade de fim do aperto monetário, com a projeção de manter a taxa Selic em 12,50% ao final deste ano.

O cenário é justamente o projetado pela equipe de economistas, que aponta em relatório nesta manhã “relativa estabilidade para os vencimentos mais curtos, e leve abertura para os vencimentos mais longos, como resultado de uma correção não ocorrida ontem, pela melhora marginal das expectativa”.


No front externo, os agentes ainda repercutem a decisão do Fed na manutenção de juros baixos pelo menos até 2013, entre 0% e 0,25% ao ano. Uma importante mudança no comunicado da autoridade sobre a Fed Funds Rate foi na ausência da frase "por um extenso período de tempo", que tinha sido utilizada pelo Fed nas últimas reuniões.

Os economistas lembram que, com isso, o Fed indicou um viés de afrouxamento da política monetária, embora não tenha anunciado formalmente um novo programa relaxamento quantitativo, devido a piora da avaliação da economia norte-americana, cujo crescimento, de acordo com o comunicado, tem sido mais lento do que esperado, com destaque para o mercado de trabalho e consumo das famílias.

IGP-M sobe
Na agenda do dia, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) na primeira prévia de agosto, apresentou variação de 0,22%, segundo dados da FGV (Fundação Getulio Vargas). Em julho, no mesmo período, o indicador registrou taxa de -0,21%.

Nos subgrupos do índice, o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo) registrou variação de 0,28%, enquanto o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) apresentou, nesta medição, taxa de variação de 0,07%.

Contrato de janeiro de 2012 indica taxa de 12,25%
O contrato de juros de maior liquidez nesta quarta-feira, com vencimento em janeiro de 2012, aponta uma taxa de 12,25%, estável em relação ao fechamento de terça-feira. O número de contratos negociados chega a 156.870

Outros contratos com bom volume negociado são o com vencimento em janeiro de 2013, que registra taxa de 11,81% e o de janeiro de 2014, com taxa de 11,85%. No fechamento de terça-feira, as taxas apontadas por estes contratos eram 11,90% e 11,97%, respectivamente.

A seguir confira as taxas dos principais contratos de juros futuros na BM&F:



Fonte: InfoMoney