Expectativa é de anúncio de programa de estímulo em próxima reunião do Fed

SÃO PAULO - As condições da indústria norte-americana, medidas pelo Filadélfia Fed Index, passaram de 30 pontos positivos para um desempenho negativo de 30,7 pontos em agosto. Com isso, a expectativa é de que a economia do país passe a beirar o risco de recessão, o que poderá ser sinalizado pelo índice ISM, a ser divulgado no primeiro dia de setembro.

"O discurso de Bernanke na conferência do Banco Central de Jackson Hole, em 26 de agosto, agora toma a cena principal", afirma Bernd Weidensteiner, em relatório do Commerzbank. No mesmo discurso em que, no ano anterior, o Federal Reserve anunciou a segunda rodada do programa de flexibilização quantitativa, crescem as expectativas de que se repita o anúncio de um programa de estímulo econômico ao país.

Desaceleração econômica menor em setembro

O período de captação de dados para a pesquisa do índice do Fed de Filadélfia, feita entre 8 e 16 de agosto, acabou por coincidir com a crise de dívida na Europa, período de grande volatilidade para o mercado financeiro. "Desta forma, a queda de agosto pode ter exagerado a situação real dos negócios. Com o fim da crise do teto da dívida norte-americana, os índices podem recuperar parte do território perdido em setembro", conclui Weidensteiner.
 
Fonte: InfoMoney