Com menor demanda chinesa, preços da celulose caem na passagem semanal

SÃO PAULO - De acordo com os índices semanais publicados pela empresa finlandesa Foex, que são utilizados como referência pelos investidores, os preços da celulose de fibras longa e curta mostraram contração na semana passada, ampliando as perdas das semanas anteriores. Avaliando o novo cenário para o setor, o mercado já previa uma tendência de baixa nos preços.

Nos Estados Unidos, segundo a Foex, os estoques da celulose de fibra longa estão caindo apesar do aumento na produção da commodity registrado em junho. Além disso, a consultoria afirmou que alguns importantes produtores de celulose anunciaram novos cortes nos preços para as próximas semanas.

Já no mercado de celulose de fibra longa na Europa, a Foex avalia que o nível dos embarques cresceu 3% em junho na comparação anual. Além disso, a consultoria avalia que o enfraquecimento do segmento de papel na região se deve à menor demanda do ocidente, em especial da China. "Os fortes embarques registrados em junho vão praticamente terminar nos estoques dos portos", destacou a consultoria, destacando que também houve no velho continente novos anúncios de redução nos preços para os próximos dias.

Por outro lado, a Foex destacou que as estatísticas de junho mostraram o impacto da menor atividade importadora da China entre o final de maio e o mês de junho. Segundo ela, foram importados para o país cerca de 300 mil toneladas de celulose de fibra longa no sexto mês deste ano, 100 mil toneladas a menos do que o mês anterior. "Os volumes brasileiros foram os mais afetados", avaliou a Foex em nota.


Fonte: InfoMoney