Bolsas dos EUA registram instabilidade após aprovação de novo teto da dívida

SÃO PAULO – Os principais índices acionários de Wall Street registram instabilidade nesta quarta-feira (3), após a aprovação do novo teto da dívida do país na véspera e da divulgação de dados positivos do mercado de trabalho, com o temor acerca do corte do rating norte-americano pressionando os ganhos desta manhã.

O índice Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, apresenta leve baixa de 0,27% e atinge 11.834 pontos, enquanto o S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, opera em queda de 0,13% atingindo 2.669 pontos. Já o índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, negocia em alta 0,01%, atingindo 2.669 pontos.

A aprovação do projeto de lei para elevar o teto da dívida soberana dos EUA pôs fim da novela que vinha se arrastando há alguns dias e acalmou os ânimos dos investidores, os quais ainda mostram-se receosos em relação ao rebaixamento de rating do país no curto prazo e à recuperação da maior economia do mundo.

Embora Moody’s e Fitch tenham afirmado a manutenção do rating AAA norte-americano, suas perspectivas negativas trazem preocupação, já que as agências de classificação de risco alertam para a necessidade de medidas governamentais para colocar as finanças do país em ordem.

Mercado de trabalho
Os bons dados revelados sobre o mercado de emprego nesta manhã também colaboraram conter o pessimismo do mercado, com o ADP Employment apontando a criação de 114 postos de trabalho no setor privado em julho, superando a expectativa de 100 mil vagas para o período.

Os dados do ADP são tidos como uma prévia do Employment Report, esperado para a próxima sexta-feira, e também costumam mexer com as expectativas dos investidores no que diz respeito à condução da política monetária, especialmente em um momento delicado como o atual.

Agenda

Ainda nesta manhã serão revelados o Factory Ordes, que mensura o volume de pedidos de bens duráveis e bens não-duráveis feitos à indústria norte-americana em junho, além do ISM Services, que mede a atividade de serviços da economia norte-americana.

Resultados
Dando continuidade à temporada de divulgação de resultados corporativos, a Comcast (-1,14%), MasterCard (+7,81%) e a Time Warner (-0,57%) reportaram números melhores do que os esperados, enquanto, na contramão, o balanço da Garmin (-2,47%) ficou abaixo das expectativas do mercado. Após o encerramento do pregão regular, será a vez da Activision divulgar seus resultados trimestrais.

Fonte: InfoMoney