Bolsa de Tóquio avança com otimismo sobre economia japonesa

SÃO PAULO – O índice Nikkei, que mede as negociações na Bolsa de Tóquio, voltou a fechar o pregão no azul nesta segunda-feira (15), em alta de 1,37%, com a volatilidade do mercado diminuindo depois que o Japão apresentou uma contração do PIB (Produto Interno Bruto) menor do que a esperada para o segundo trimestre, chegando a 0,3% negativos.

O benchmark Hang Seng, da Bolsa de Hong Kong, terminou em forte alta de 3,26%, aos 20.260 pontos, enquanto o Shanghai Composite, da Bolsa de Xangai, encerrou com avanço de 1,30%, registrando 2.627 pontos.

Setores prejudicados
Investidores aproveitaram o alívio para recuperarem suas posições acionárias em montadoras e fabricantes de máquinas pesadas, após a semana anterior ter registrado grandes perdas para os dois setores em Tóquio.

Papéis da Toyota subiram 2,91%, ao passo que os da Honda avançaram 3,43%. Entre os produtores de máquinas, o destaque ficou com a Fanuc, que foca em automação industrial, cujas ações fecharam em alta de 4,70%.

A Osaka Securities Exchange também registrou ganhos de 9,13%, com a notícia de que a Bolsa de Tóquio pode fazer uma oferta pela plataforma, veiculada pelo jornal Yomiuri.

Recuperação
Em Xangai, o pregão também foi de melhora no valor dos ativos. O setor de seguros, por exemplo, acumulou alta nas ações, puxada pelo desempenho da PICC Property and Casualty em Hong Kong, que disparou 10,38% com a divulgação de que seu resultado aumentou em quase o dobro durante o semestre.

O avanço ajudou os papéis da Ping An Insurance, que ganharam 3,22%, enquanto os da China Life Insurance terminaram em alta de 2,96%.



Fonte: InfoMoney