BNDES aprova programa de apoio aos fornecedores do setor de petróleo e gás
SÃO PAULO - O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) aprovou nesta quarta-feira (3) a criação do BNDES P&G (Programa de Apoio ao Desenvolvimento da Cadeia de Fornecedores de Bens e Serviços relacionados ao setor de Petróleo e Gás Natural), com um orçamento de R$ 4 bilhões. A vigência do programa, segundo o banco, será até 2015.
"O BNDES P&G tem como objetivo buscar soluções para alguns dos entraves à competitividade e ao desenvolvimento do setor, tais como a dificuldade de acesso ao crédito, o elevado custo de capital e o acesso à tecnologia de ponta", explicou a instituição em nota.
Segundo o banco, o BNDES P&G será voltado para projetos de implantação, ampliação e modernização da capacidade produtiva do setor de petróleo e gás, bem como para a consolidação, fusão e aquisição e internacionalização da cadeia de fornecedores deste segmento. Além disso, o programa também servirá para o financiamento do capital de giro necessário à produção de equipamentos e prestação de serviços, dando suporte às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Beneficiários
"Além de oferecer condições financeiras diferenciadas, com taxas de juros variando de 4,5% ao ano, para inovação, até 11,04%, para o financiamento a capital de giro, nas operações diretas, o programa flexibiliza as condições de acesso ao crédito para as MPMEs (micro, pequenas e médias empresas)", afirmou o banco em nota.
Participarão do programa as empresas de todos os portes com sede e administração no Brasil, que integrem ou venham a integrar a cadeia de fornecedores de bens e serviços relacionados ao setor de petróleo e gás natural.
Fonte: InfoMoney