Geithner celebra avanços na Grécia após reunião com Venizelos


O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, comemorou nesta segunda-feira o fortalecimento das finanças públicas da Grécia durante uma reunião com o ministro das Finanças grego, Vangelis Venizelos.


"O secretário Geithner celebrou o progresso que a Grécia realizou no fortalecimento de suas finanças públicas e ressaltou a necessidade de uma contínua e completa implementação do programa" de ajuste, informou o Departamento do Tesouro em comunicado.

Geithner e Venizelos abordaram, além disso, "o acordo alcançado pelos líderes europeus na semana passada para fortalecer as instituições da zona do euro", afirmou o Tesouro.

O titular das Finanças da Grécia se reuniu também nesta segunda-feira com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, que expressou na semana passada a intenção do organismo multilateral de continuar apoiando o país.

Os líderes da eurozona aprovaram na quinta-feira passada um segundo resgate à Grécia avaliado em quase 160 bilhões de euros, com o qual se espera cortar a crise da dívida e frear um possível contágio a outros países periféricos.

A agenda de Venizelos na capital americana incluiu também um encontro com Charles Dallara, diretor-gerente do Instituto de Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), principal grupo de banqueiros do mundo com mais de 400 membros.

Dallara declarou à imprensa nesta segunda-feira que a participação dos bancos no segundo pacote à Grécia atingirá 54 bilhões de euros entre 2011 e 2014, um número que subirá até 135 bilhões de euros no final de 2020.

O IIF prevê que a participação do setor privado no resgate à Grécia alcance 90% e que os vencimentos da dívida sejam ampliados de seis para 11 anos.

Venizelos concluirá seu dia de trabalho em Washington com um discurso no centro de estudos Peterson Institute em onde falará das oportunidades e desafios da crise da dívida grega.

Fonte: Último Instante