Bolsas asiáticas avançam, após voto de confiança ao governo da Grécia

SÃO PAULO – Os principais índices de ações na Ásia chegaram ao final do pregão desta quarta-feira (22) no campo positivo, após o governo do primeiro ministro George Papandreou receber o voto de confiança do parlamento da Grécia.
 
Desta forma, o caminho para receber a última parte da ajuda financeira pelo BCE (Banco Central Europeu) e pelo FMI (Fundo Monetário Internacional) torna-se mais fácil, sendo necessário, agora, a aprovação de medidas de austeridade fiscal.

Assim, com a redução das preocupações de um default da Grécia e o seu possível contágio em escala global, as ações de empresas exportadoras em Tóquio se destacaram por variações positivas, principalmente as do setor eletrônico. Os papéis da Sony se valorizaram em 3,71%, enquanto os da Hitachi avançaram 3,10% e, os da Panasonic, 2,06%.

China avança, mas continua sob pressão
Por outro lado, na China as negociações continuam pressionadas por conta de temores de novas medidas de aperto monetário para o controle da inflação. Pela ponta negativa, o destaque fica por conta de ações relacionadas às commodities, como as da Shandong Gold Mining (-1,08%), Zijin Mining Group (-0,74%) e da Aluminum Corporation (-0,29%).

No entanto, as ações do setor bancário registraram alta em um movimento de recuperação, como as do Agricultural Bank of China (+1,89%), do China Construction Bank (+1,21%) e do Bank of China (+1,64%).

                              %Var Dia     Pontos      %Var 30D      %Var Ano
 Nikkei                      +1,79       9.629           +1,78            -5,86
 Hang Seng                +0,04      21.860          -3,75            -5,10
 Shanghai Composite  +0,11        2.649           -4,51            -5,65

Fonte: InfoMoney