Figuras Gráficas Básicas

As "figuras", ou "formações" técnicas são teoricamente divididas em continuidade e reversão, pois com maior freqüência elas resultam nessas ações. Porém, é recomendável aguardar a confirmação do rompimento para confirmar a continuidade ou reversão do preço do ativo. Vamos conhecer as figuras de acordo com sua característica.

Figuras de continuidade

Retângulo:
 formado por um nível de suporte e resistência. Veja um primeiro exemplo:

Retângulo

No retângulo exemplificado abaixo há outro nível de suporte e resistência no interior do retângulo. Veja:
Retângulo


Triângulo: formado por duas linhas de tendência onde o preço passa a rebater em seu interior, até romper para um dos lados. Veja um primeiro exemplo:
Triângulo

No exemplo abaixo, podem ser vistos um retângulo que deu continuidade à sua tendência e alcançou seu objetivo, um triângulo descendente que deu continuidade à sua tendência e em seguida outro triângulo descendente que foi rompido contra a sua tendência (fato comum em se tratando de triângulos não simétricos):
Triângulo


Bandeira/Flâmula: formadas por um mastro (que é a impulsão da tendência formada) e por uma área de formação lateral (momento em que há uma indefinição da continuidade da tendência). Veja um primeiro exemplo:
Bandeira/Flâmula


Figuras de reversão

Ombro-Cabeça-Ombro (OCO): Em um movimento de alta, há a formação de um topo (ombro esquerdo) seguido por um topo mais alto (cabeça); após essa formação, há um enfraquecimento e a formação de um terceiro topo (ombro direito) abaixo do topo anterior e semelhante ao outro topo (ombro esquerdo). Abaixo desses três topos, há um suporte respeitado (reta pescoço) que, se rompido após o terceiro topo, dará inicio à consolidação da formação que alcançará o objetivo da amplitude do segundo topo (cabeça). Vale ressaltar que a formação apenas é confirmada com o rompimento da linha de pescoço. Veja:
Ombro-Cabeça-Ombro

É comum o ombro direito ser o pullback da linha de tendência de alta (LTA) rompida, conforme ilustrado no gráfico abaixo:

Ombro-Cabeça-Ombro


Topo Duplo: formação de dois topos consecutivos no mesmo nível, identificado pela letra M. A formação é confirmada após o rompimento do último fundo e o objetivo é calculado projetando para baixo a amplitude da última perna de alta, de forma que a formação seja simétrica com sua porção anterior. Veja:
Topo


Fundo Duplo: formação de dois fundos consecutivos no mesmo nível, identificado pelo letra W. A formação é confirmada após rompimento do último topo e o objetivo é calculado projetando para cima a amplitude da última perna de baixa, de forma que a formação seja simétrica com sua porção anterior. Veja:
Fundo 
Fonte: Bussola do Investidor