Marfrig anuncia novas medidas para aumentar margens e reduzir custos

A Marfrig Alimentos (MRFG3) informou na noite de quinta-feira (14) um novo conjunto de ações com o objetivo de reduzir custos e aumentar margens operacionais.


Uma das mudanças ocorrerá na estrutura organizacional do setor de bovinos. Segundo comunicado, os CEOs das operações da Argentina e do Uruguai passam a se reportar a James Cruden, novo CEO das operações Globais de Bovinos, o que, na opinião da empresa, vai diminuir o número de ligações diretas ao presidente do grupo Marfrig, Marcos Antonio Molina dos Santos.

"Sem haver mudança na estrutura societária de cada divisão de bovinos na América do Sul, a unificação, elaborada em conjunto com a empresa Bain & Company, estará focada em ganhos de eficiência com reflexos em redução de custos em diversas áreas, como a comercial, industrial, logística e administrativa", afirma a Marfrig, em nota.

Centro de serviços compartilhados
A empresa também informou sobre a criação de um centro de serviços compartilhados (MSC), que unificará diversos serviços administrativos iguais em cada divisão de negócios, como contabilidade, administrativo de tesouraria, contas a receber, contas a pagar, recursos humanos, entre outros. A base do MSC será em Itajaí (SC) e, inicialmente, envolverá os serviços para a divisão Seara e no, médio prazo, para Bovinos no Brasil.

"Desenvolvido em conjunto com a empresa Accenture e com foco na excelência operacional, o MSC terá como meta elevar ainda mais o nível de serviço do grupo Marfrig e englobar, até o final de 2012, os serviços passíveis de compartilhamento em todas as operações do grupo no exterior, incluindo EUA e Europa", informa o comunicado. A primeira fase do MSC entra em operação no dia 17 de outubro de 2011.

Seara
Divididos entre Itajaí e São Paulo, diretores responsáveis pelas tomadas de decisão na Seara passarão a partir do dia 17 de outubro a compartilhar gradativamente um único escritório, localizado no segundo andar da sede da holding do grupo Marfrig, em São Paulo. "Esta medida visa agilizar a tomada de decisão e de desenvolvimento estratégico, além de promover o trabalho em equipe e reduzir o tempo e os gastos com deslocamentos", explica a companhia.

Além disso, a empresa informa que entrará em operação em meados de novembro o novo CD do grupo, em Cajamar (SP). Em fase final de construção, o novo CD está localizado em um terreno de 800 mil metros quadrados na margem da Rodovia Anhanguera, do lado de fora do Rodoanel e com acesso às principais rodovias do Estado e da capital paulista. O novo CD terá capacidade inicial de estocagem de 11 mil posições, atenderá os mercados da Grande SP e interior do Estado num raio de até 300 quilômetros.


Fonte: InfoMoney