Ibovespa Futuro inicia pregão em baixa, influenciado negativamente pela Grécia

O Ibovespa Futuro inícia o pregão desta segunda-feira (3) praticamente estável, em ligeira queda de 0,02%, aos 52.240 pontos, descolando-se do desempenho dos mercados internacionais, os quais caem forte, pressionados por estimativas para as contas públicas gregas piores que as previstas anteriormente.

Segundo orçamento preliminar apresentado pelo ministério de Finanças da Grécia  no domingo e aprovado pelo gabinete de ministros, o PIB (Produto Interno Bruto) deverá se contrair 5,5% neste ano, ante os 3,8% projetados anteriormente. Deste modo, o déficit público deverá atingir 8,5% neste ano e 6,8% no próximo, face aos 7,8% e 6,5% previstos na última avaliação.

Portanto, os mercados seguem no aguardo por algum pronunciamento da Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional), a qual regressou à Atenas na última semana para avaliar tais números, bem como pelo encontro dos ministros de finanças da Zona do Euro em Luxemburgo nesta segunda-feira.

Indicadores nos EUA e no Brasil
Na agenda de indicadores econômicos, destaque para o ISM Index e para o Construction Spending nos EUA, os quais medem o número de pedidos, produção, emprego, números de entregas e estoques nas indústrias norte-americanas e os gastos públicos e privados decorrentes da construção de imóveis.

Por aqui, a atenção se volta ao Relatório Focus, com projeções para a inflação, PIB e taxa de juros. Além disso, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) revelou retração de 0,08 ponto percentual frente à última medição, a 0,50%.

Fonte: InfoMoney