Bolsa brasileira pode brilhar com solução na Grécia
![](http://exame.abril.com.br/assets/pictures/26940/size_590_montagem-iria.jpg?1301532076)
A perspectiva de um caminho para o problema das dívidas soberanas na Europa pode levar as ações a um desempenho mais positivo que o da média no mundo
Muita gente se pergunta sobre as razões que justifiquem a bolsa brasileira ter apresentado um desempenho tão ruim neste ano, mesmo não tendo ligações estreitas com os problemas das dívidas dos países europeus.
Muita gente se pergunta sobre as razões que justifiquem a bolsa brasileira ter apresentado um desempenho tão ruim neste ano, mesmo não tendo ligações estreitas com os problemas das dívidas dos países europeus.
“As recentes decisões macro e microeconômicas estão limitando a visão dos investidores”, ressaltou um relatório recente do HSBC, assinado por Alexandre Gartner, chefe de pesquisa no Brasil e Francisco Vanzolini, estrategista.
Ao final do terceiro trimestre, o Ibovespa – principal índice do mercado brasileiro – acumulava uma queda de 24,5%, muito perto da Itália (-26,46%) e um pouco mais longe da Grécia (43,53%).
Além disso, as estimativas dos analistas para o crescimento do lucro por ação para este ano caíram de 28% para 13%. A queda, segundo o Credit Suisse, só não é maior que a vista no México e no Chile.
E para 2012 as expectativas também foram revisadas, de 17% para 12%. A equipe de análise está ainda mais comedida e projeta um avanço de 9%. A nova projeção para a o Ibovespa é de 63 mil pontos nos próximos 12 meses.
“Apesar de 9% soar pouco, acreditamos que a projeção é realista e considera que o setor de mineração possa ter pedido o momento dos lucros”, destaca o analista Andrew T. Campbell.
Reviravolta
Para o Citigroup, a bolsa brasileira não deve apresentar um rali enquanto uma solução realmente eficaz para a Grécia não seja anunciada.
“Assumindo que tenhamos alguma solução para a Grécia nos próximos meses, os mercados globais devem subir e o Brasil, um mercado com um beta elevado, deve ter um desempenho acima da média”, projeta o analista Jason Press, em relatório.
O beta é uma medida de volatilidade de um ativo em relação à média do mercado. Ou seja, quando ele é alto isso quer dizer que determinado papel – nesse caso o Ibovespa – oscila mais do que a média. O banco apresentou hoje uma projeção de 70 mil pontos para a bolsa até ao final de 2012.
O Citi ressalta que o momento para o corte de 50 pontos-base na taxa Selic no final de agosto pode ter sido uma aposta perigosa. “Entretanto, talvez seja ainda muito cedo para dizer que o BC alterou a sua meta de inflação para uma de crescimento”, explica.
Fonte: Exame