Radar: comece o pregão sabendo as novidades no cenário corporativo

Mais um dia de incertezas marca os pregões ao redor do mundo nesta quinta-feira (29). Expectativas giram em torno da volta da troika, os negociadores do déficit público grego, à mesa de negociações. Nos Estados Unidos, investidores aguardam a divulgação do PIB (Produto Interno Bruto) e dos pedidos iniciais de auxílio-desemprego.

O mercado mostrou-se volátil em Tóquio, passando boa parte do dia no campo negativo, mas fechando no azul  ao fim dos negócios. Já em Xangai, a queda no preço das commodities pressionou o benchmark, que encerrou em queda.

A aprovação do aumento no EFSF  (Fundo Europeu de Estabilidade Financeira, na sigla em inglês) pelo parlamento da Alemanha não foi o suficiente para impulsionar as bolsas da Europa, que registram baixas em sua maioria.

Novo guidance
Na BM&F Bovespa, o anúncio de novas projeções de resultados do Santander Brasil (SANB11) para 2012 e 2013. O banco aguarda uma alta anual de 15% em seu lucro líquido durante os próximos dois anos. O cenário foi construído considerando a permanência da alta no PIB (Produto Interno Bruto) mundial.

Já as receitas são estimadas em crescimento entre 14% e 16%, enquanto a expansão do crédito fica entre 15% e 17% no guidance da instituição. As despesas, por sua vez, devem aumentar 13% no máximo, e 11% no mínimo.

Perspectiva negativa
Na véspera, a agência de classificação de risco Moody’s resolveu mudar sua perspectiva da avaliação de crédito da Usiminas (USIM5) para negativa. O rating de Baa3 em moeda estrangeira e Aa1 (br) em escala nacional.

Os fracos fundamentos do setor siderúrgico no Brasil levaram a agência a realizar a mudança. Segundo comunicado, as margens da empresa vêm sendo deterioradas pelo cenário interno.

Paralisação de Belo Monte
As obras da usina de Belo Monte no rio Xingu foram paralisadas sob ordem da Justiça Federal de Belém. O pedido foi feito pela Acepoat (Associação dos Criadores e Exportadores de Peixes Ornamentais de Altamira).

O juiz Eduardo Castro Martins decidiu que o consórcio Norte Energia está proibido de realizar qualquer mudança no leito do rio, como a construção do porto, de barragens, a realização de explosões ou escavação de canais.

Aquisição do Itaú no Chile

A operação de varejo no segmento premium do HSBC no Chile deve ser vendida para o Itaú (ITUB4). Segundo o jornal El Mercúrio, a carteira foi colocada à disposição porque a operação do banco no país não alcançou as metas estabelecidas. O negócio pode ser anunciado nesta quinta.

Venda de ativo da Brookfield

A Brookfield Incorporações (BISA3) anunciou no dia anterior que vendeu 80% da Torre Sigma e do Mall do Brookfield Towers para a Brookfield Brasil. O valor da operação, de acordo com a empresa, ficou em R$ 372,8 milhões, que deve possibilitar a entrada imediata de R$ 75 milhões para o caixa da companhia.


Fonte: InfoMoney