Radar: comece o pregão sabendo as novidades no cenário corporativo
Os leilões de dólar anunciados pelo BCE (Banco Central Europeu), em conjunto com outras autoridades monetárias do mundo, trouxeram alívio aos mercados até esta sexta-feira (16). Os investidores agora aguardam a reunião entre os ministros das Finanças da União Europeia, que será realizado na Polônia.
Entre as principais bolsas da Europa, a abertura mostrou uma tendência de alta, pelo quarto pregão consecutivo. Na Ásia, o desempenho também foi positivo, e os índices acionários mais relevantes fecharam com ganhos, com destaque para o setor financeiro.
Recompra da GOL
A novidade do programa de recompra de ações da GOL (GOLL4) pode ser um dos assuntos que repercutirá na BM&F Bovespa nesta sexta. A aérea informou que está realizando opções de compra e venda de seus papéis preferenciais pelo preço de R$ 14,25 cada.
A companhia também reduziu o número total de ativos que será objeto dessas operações. De 9,319 milhões, o número de ações foi para 9,305 milhões.
BB reduz juros
Em movimento causado pelo corte de 0,50 ponto percentual na Selic durante a última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou que vai reduzir sua taxa de juros para todas suas linhas de crédito.
De acordo com o banco, a queda média foi igual à apresentada pela taxa básica de juros, e vale desde a semana passada tanto para empréstimo a pessoa física como a pessoa jurídica.
MMX expande Serra Azul
Na véspera, a MMX (MMXM3), mineradora do grupo controlado por Eike Batista, divulgou a contratação da WorleyParsons para realizar serviços de engenharia, suprimento e gerenciamento do projeto de expansão da Serra Azul.
A empresa pagou um montante de R$ 255 milhões pelo acordo. Os investimentos na unidade são hoje, segundo o presidente da companhia Roger Downey, os principais realizados pela MMX como um todo.
BM&F Bovespa aprimora supervisão
Também no dia anterior, a BM&F Bovespa (BVMF3) informou que vai utilizar o sistema da norte-americana Nasdaq para monitorar operações realizadas nos mercados de ações e commodities. O nome da nova plataforma é SMARTS Integrity. O objetivo da bolsa é manter a integridade do mercado através de suas atividades de supervisão e fiscalização.
Fonte: InfoMoney
Marcadores:
16/09/2011,
alívio,
aprimora,
Asia,
Banco Central Europeu,
BB reduz juros,
BMFBovespa,
europa,
expande Serra Azul,
Gol,
leilões,
mercados,
MMX,
noticias,
principais,
Radar,
recompra GOL,
sexta-feira,
supervisão