Ibovespa Futuro opera em queda em meio a reunião de ministros de finanças
Após encerrar os dois últimos pregões no campo positivo, o Ibovespa Futuro opera em queda de 0,63% nesta sexta-feira (16), aos 56.395 pontos, assim como os mercados futuros nos EUA, em uma agenda escassa de indicadores econômicos, tanto por aqui quanto no cenário externo.
Desta forma, as atenções devem se voltar para o encontro dos ministros de finanças da União Europeia, que se encontram na Polônia durante esta sexta-feira e no sábado e devem avaliar a situação econômica atual, bem como discutir reformas no setor financeiro europeu.
Em uma primeira coletiva de imprensa do evento, o primeiro-ministro de Luxemburgo, Jean-Claude Juncker – o qual preside o encontro entre os ministros -, revelou que a decisão quanto ao pacote de assistência financeira à Grécia só será divulgada em outubro.
Volatilidade e desaceleração da inflação
Além do mais, a sessão marca o Quadruple Witching nos EUA – vencimento de opções sobre ações e sobre índices de ações, bem como vencimento de contratos futuros sobre ações e sobre índices de ações -, fato que deve afetar a volatilidade das negociações nesta sessão.
Por aqui, o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) registrou uma ligeira desaceleração inflacionária frente à última medição. Com 0,05 ponto percentual inferior ao último resultado, o indicador marcou alta de 0,69% nos preços.