Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo
A volatilidade presente nos mercados durante agosto persiste no
começo deste mês. Investidores continuam pessimistas quanto à
possibilidade de os Estados Unidos caírem em uma nova recessão e
temerosos em relação à capacidade de financiamento dos governos na Zona
do Euro.
Nesta terça-feira (6), a espera é pelo ISM
(Institute for Supply Management) nos EUA, que vai mostrar como anda o
setor de serviços no país. Na Europa, a expectativa fica em torno do
debate sobre o pacote de austeridade fiscal italiano. Os índices
acionários do velho continente abriram em alta, recuperando perdas do
dia anterior.
Entre as bolsas asiáticas, o dia também foi
de vendas em Tóquio e Xangai, que registraram quedas. O Hang Seng, que
mede as negociações em Hong Kong, no entanto, terminou em leve alta
depois de passar no vermelho durante o pregão.
Corte de custos
No
Brasil, a Petrobras (PETR3, PETR4) apresentou uma melhora em seu
projeto de gestão de energia. O objetivo do plano é economizar até R$ 10
milhões em custos da área nos prédios da estatal até o fim deste ano.
Entre
as medidas adotadas, estão a aquisição da energia elétrica de uma
pequena central hidrelétrica, informa o jornal Valor Econômico. A
companhia, porém, espera que a geração venha de suas próprias unidades
no futuro.
Alterações na estrutura
Na véspera, a Telefônica, que controla a Telesp (TLPP4) no Brasil, divulgou mudanças em sua estrutura organizacional.
Uma
nova unidade de negócio, a Telefônica Digital, será criada para
centralizar os serviços do segmento oferecidos pela empresa. A central
vai ser sediada em Londres.
A espanhola nomeu Mathew Key,
antigo responsável pelos negócios da empresa na Europa, para a nova
unidade. José Maria Álvarez-Pallete assume a antiga função de Key. Para
tanto, Pallete deixa o cargo de responsável pela América Latina, que
agora deverá ser ocupado agora por Santiago Fernández Valbuena.
Supermercados
Também
no dia anterior, o Pão de Açúcar (PCAR4) anunciou o fim da conversão
das lojas de CompreBem (antigo Barateiro) e Sendas em Extra ou Pão de
Açúcar. Foram 221 mudanças em pontos de venda, que levaram 18 meses para
ficarem prontas.
O investimento total desprendido para a
operação ficou em R$ 230 milhões. A companhia, porém, vai continuar
atuando com a marca Assaí, que também incorporou algumas lojas das
antigas bandeiras.
Fonte: InfoMoney