Ibovespa Futuro opera em alta após aprovação alemã para ampliar fundo europeu
Em uma sessão com sinalizações contrárias nos mercados internacionais nesta quinta-feira (29), o Ibovespa Futuro opera em alta de 0,26%, aos 53.280 pontos, mediante incertezas com relação à crise que se desenrola na Europa.
Por lá, enquanto a Troika (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional) retorna à Grécia para avaliar se o país cumpre com as metas fiscais e, assim, torna-se elegível para receber o empréstimo de € 8 bilhões ou não, o parlamento da Alemanha aprovou a expansão do EFSF (Fundo Europeu de Estabilização Financeira).
Caso aprovado pelos outros países membros da Zona do Euro, o fundo de resgate terá mais flexibilidade ao atuar para recapitalizar bancos e atuar no mercado secundário. No entanto, notícias recentes questionam se o montante do fundo será o suficiente.
À espera de indicadores
Além disso, os investidores devem prestar atenção à agenda de indicadores econômicos, uma vez que nos EUA será anunciada a última revisão do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre e o número semanal de pedidos de auxílio desemprego.
Já na Europa, a confiança dos empresários e dos consumidores na Zona do Euro recuou para o menor nível desde dezembro de 2009, frustrando as expectativas dos analistas ao cair de 98,4 pontos para 95,0 pontos em setembro.
Por aqui, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) mostrou aceleração em setembro, ao avançar 0,21 ponto percentual frente a agosto, a 0,65%.
Fonte: InfoMoney