Ibovespa e dólar seguem voláteis; OGX é destaque na bolsa

A mesma volatilidade observada na semana anterior parece continuar ditando os rumos do Ibovespa nesta segunda-feira. O principal índice da bolsa brasileira chegou a abrir o primeiro pregão da semana com ganhos, mas logo cedeu à aversão ao risco e operava em queda de 1,5% na mínima do dia, aos 52.398 pontos. Em setembro, o Ibovespa registra uma desvalorização de 6,5% e, no ano, a queda chega a 23,7%.

As bolsas europeias operavam bem sustentadas e com alta superior a 1%, com as ações dos bancos franceses em franca recuperação.

O dólar comercial também apresenta movimento indefinido. A moeda americana abriu em queda de 0,92%, cotada a 1,825 real, mas foi galgando degraus até inverter a trajetória nos minutos seguintes. Na máxima, o dólar subia 0,7%, valendo 1,860 real.

A agenda do dia revelou que o mercado financeiro passou a prever o descumprimento da meta de inflação neste ano, após a redução dos juros e a alta do dólar, mostrou o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira.

O prognóstico para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2011 subiu de 6,46 por cento na semana anterior para 6,52%. A alta foi a sexta consecutiva.

A projeção do ano que vem foi revista pela quarta vez seguida, de 5,50% para 5,52%. A meta de inflação do governo é de 4,5% ao ano, com dois pontos percentuais de tolerância.


Fonte: Exame