FMI corta estimativas de crescimento econômico da China e eleva previsão sobre inflação
O Fundo Monetário Internacional (FMI) disse nesta terça-feira que cortou suas estimativas para o crescimento econômico da China neste ano e no próximo, e elevou suas previsões para a inflação do país.
No entanto, o FMI expressou confiança em sua previsão econômica mundial para setembro alegando que medidas de aperto na China estão ganhando força no combate à inflação.
O FMI reduziu sua previsão para o crescimento do produto interno bruto chinês em 2011 para 9,5% de sua estimativa anterior, em junho de 9,6%, e reduziu sua projeção de crescimento para 2012 para 9,0%, de 9,5%.
No início deste mês, o Bureau de Estatísticas China's National atualizou sua estimativa oficial de crescimento da China de 2010 para 10,4%, de 10,3% anteriormente.
O FMI elevou sua estimativa para 2011 o aumento no preço ao consumidor da China índice para 5,5%, de 5,0% anteriormente, e elevou sua previsão para 2012 para 3,3% de 2,5%.
O FMI disse no relatório que a pressão de inflação permanece, mas as medidas de aperto até agora têm tido algum efeito. "Inflação de propriedade de preços e crescimento do crédito ter atenuado a partir de níveis recordes recentes", disse.
Índice de preços ao consumidor da China subiu 6,2% ante o ano anterior, em agosto, um pouco abaixo de 6,5% em julho. Os economistas esperam que o taxa de inflação continuar caindo nos próximos meses, em parte devido a uma maior base de comparação no mesmo período do ano anterior.
O FMI também reiterou seu apelo, muitas vezes repetida para a China para permitir maior flexibilidade e apreciação mais rápida para o yuan.
O superávit em conta corrente da China está definido para expandir novamente como a economia global se recuperar, acrescentou.
Fonte: Último Instante