Preços para celulose registram ligeiro recuo na passagem semanal
SÃO PAULO – Os preços da celulose mantiveram a trajetória negativa no mercado internacional durante a semana terminada nesta terça-feira (23), apesar de reduzir o ritmo de queda nos preços, indicou a consultoria finlandesa Foex.
A maior retração nos preços ocorreu no segmento de fibra curta na China, onde a queda foi de 0,47%. Segundo a consultoria finlandesa, as embarcações voltam a se acelerar, mas o potencial de fornecimento também está trilhando o mesmo caminho.
No segmento de fibra longa, a retração no preço foi muito baixa, de apenas 0,02%, ao passo que a atividade parece estar se acelerando, indica a Foex. “Isso é provavelmente um sinal de que os estoques que os consumidores compraram estão gradualmente em queda”, afirma.
Férias prejudicam mercado europeu
Enquanto isso, o valor no segmento de fibra curta da Europa recuou em 0,16%, pressionado pelo período de férias na região. “Isso traz a demanda para o mercado de celulose, especialmente a de fibra curta, para baixo por questões sazonais”, argumenta.
Finalmente, os estoques de celulose de fibra longa nos portos europeus se incrementaram em julho, mercado no qual o preço decresceu em 0,01%. Já as importações da celulose de fibra longa para os mercados regionais nos EUA – na qual a queda foi de 0,01% - continuam fracas , ao passo que os preços no mercado spot (à vista) estão “claramente mais baixos” do que aqueles nos contratos das empresas.