Dólar incia sessão em queda, a despeito da aversão ao risco vista no mercado

SÃO PAULO – Apesar da manutenção do clima de aversão ao risco no mercado, o dólar comercial inicia as negociações desta sexta-feira (19) com significativa queda de 0,56%, cotado a R$ 1,5930. Sem indicadores econômicos expressivos na agenda, o câmbio segue pressionado pelo aumento do temor com o enfraquecimento das economias desenvolvidas sugerido pelos últimos dados divulgados nos EUA e pela cautela com a situação dos bancos europeus.

Embora esse cenário seja mais propício para investimentos tidos como mais "conservadores", o dólar segue mesmo assim perdendo valor frente às principais divisas do mundo, como euro, iene, libra esterlina e franco suíço, deixando evidente a desconfiança dos investidores em relação à recuperação da principal economia do mundo.

Pessimismo internacional
Nos últimos dias, diversas instituições norte-americanas revisam suas projeções econômicas para baixo, tais como a Morgan Stanley, JP Morgan, Goldman Sachs e Citigroup, refletindo os dados pessimistas apresentados pelo país. Na última quinta-feira (18), tanto os dados do setor imobiliário quanto de emprego e indústria vieram bem aquém do esperado pelos analistas, deflagrando o mau momento do país.

Neste contexto a Grécia retoma o noticiário. O Governo do país admitiu que poderá falhar na meta de redução do déficit orçamental deste ano para 7,6%.

Com este mix de más noticias, a troca do dólar por ativos mais seguros, como os títulos de dez anos do tesouro norte-americano e o ouro, disparou, fazendo com a que a valorização da divisa caísse por aqui.

Fonte: InfoMoney