Bolsas dos EUA operam em alta após fortes perdas da véspera

SÃO PAULO – Os principais índices acionários dos Estados Unidos operam em alta nesta terça-feira (9), em movimento de recuperação após as perdas dos pregões anteriores, por conta do pessimismo dos mercados acerca da recuperação das economias norte-americana e da Zona do Euro.

O índice Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, apresenta valorização de 2,52% e atinge 2.417 pontos. O S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, abre em alta de 2,21% a 1.144 pontos, enquanto o Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, sobe 1,87%, chegando a 11.012 pontos.

Após as bolsas norte-americanas registrarem o pior dia desde a crise de 2008 na sessão de segunda-feira (8), os mercados ensaiam uma recuperação no início das operações no segundo pregão da semana. Entretanto, ainda paira o receio sobre as crises fiscais nos EUA e na Europa, além do rebaixamento do rating norte-americano pela S&P, que deflagram a possibilidade de uma recessão global.

Nos EUA, os investidores aguardam ansiosos pela reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) nesta tarde, com a expectativa de que o comitê aponte novos estímulos para a economia do país. Os analistas não descartam uma nova rodada de flexibilização quantitativa com um QE3 (Quantitative Easing 3).

Agenda

A prévia da produtividade no mercado de trabalho norte-americano, excluindo o setor agropecuário, mostrou queda de 0,3% no primeiro trimestre de 2011, frente às expectativas de recuo de 0,6%.

Ouro atinge novo recorde
Com a deterioração da situação econômica norte-americana e na Zona do Euro, a procura por ouro aumentou e o preço dessa reserva de valor, tão procurada pelos investidores em tempos de turbulência, atingiu a marca recorde de US$ 1.778 por onça, após seu maior rali em três dias desde a crise financeira de 2008.

Front corporativo
O mercado está de olho nos papéis do setor financeiro, que ensaiam uma recuperação, ainda que tímida, após as grandes perdas registradas no pregão da véspera. Os papéis do Bank of America Merril Lynch (+4,61%), Citigroup (+4,19%), Wells Fargo (+2,92%) e Goldman Sachs (+0,39%) operam no campo positivo.

Dando continuidade ao período de divulgação de resultados corporativos, a Disney (+0,45%) reportará seu balanço após o fechamento do pregão regular.


Fonte: InfoMoney