10 notícias para lidar com os mercados nesta terça-feira

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta terça-feira (2):

1 Mercados: temor por desaquecimento econômico afeta bolsas. Os principais mercados na Europa e os índices futuros em Wall Street recuam com os sinais de que a recuperação da economia da maior economia do mundo está se desacelerando. Na China, as ações caíram ao menor nível em seis semanas pelo temor de desaquecimento econômico, principalmente diante das medidas do governo para controlar a inflação. Entre as commodities, o petróleo recua pelo terceiro dia consecutivo em Nova York. No Brasil, o mercado reage a temporada de divulgação de balanços corporativos e acompanha ainda a divulgação pelo governo federal da nova política industrial, que vai trazer medidas de apoio ao setor.

2 Câmara dos Estados Unidos aprova aumento de teto da dívida.
Por 269 votos a favor, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite de ontem (1) o aumento do teto da dívida do país. A medida, que pode impedir que os Estados Unidos decretem calote pela primeira vez em sua história, recebeu 161 contrários. O projeto também deve passar pelo Senado nesta terça-feira em horário ainda indefinido.

3 Maior alta mensal do iene desde 2008 ameaça recuperação do Japão. A maior alta mensal do iene desde 2008 está ameaçando os lucros de exportadores japoneses como a Toyota Motor e a Nissan Motor, colocando em risco a recuperação do país do maior terremoto de sua história, informa reportagem da Bloomberg. A moeda foi negociada a 77,04 ienes por dólar ontem em Tóquio, 7% acima da média de 82,59 ienes por dólar que os exportadores usaram para as projeções de lucros em uma pesquisa do BoJ (Banco do Japão, central).

4 Lucro líquido do Itaú Unibanco sobe 13,8% no 2º trimestre. O Itaú Unibanco anunciou hoje lucro líquido de 3,603 bilhões de reais no segundo trimestre de 2011, alta de 13,8% ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com os primeiros três meses do ano, o avanço foi de 2,1%. O banco registrou 7,1 bilhões de reais de lucro líquido no primeiro semestre de 2011, alta de 11,45% em relação ao mesmo período do ano passado.

5 Lucro da Usiminas cai 62,23% no 2º trimestre, para R$ 157 milhões. A Usiminas reportou nesta manhã um lucro líquido de 156,6 milhões de reais no segundo trimestre de 2011. A cifra é 62,23% menor quando comparada ao ganho de 414,7 milhões de reais registrado um ano antes. A receita líquida da companhia atingiu 3,026 bilhões de reais entre abril e junho, o que representa uma queda de 15,63% ante 3,587 bilhões de reais alcançados em igual período de 2010.

6 Oferta da Folhapar pelo UOL não é justa, contestam acionistas. Um grupo de acionistas que detém aproximadamente 70% das ações preferenciais do UOL em circulação no mercado enviou uma carta para a Folhapar - controladora da empresa - para pedir um preço mais atraente na oferta que pretende fechar o capital na bolsa de valores. A controladora anunciou na terça-feira passada que pretende pagar 17 reais por papel em sua oferta pública de aquisição (OPA).

7 BTG Pactual sugere a venda das ações da aérea Gol. Os analistas Renato Mimica e Felipe Nuessli do BTG Pactual se uniram aos demais do mercado financeiro e também rebaixaram a recomendação às ações preferenciais da Gol. Segundo eles, após a revisão de estimativas que a companhia aérea realizou para 2011, fica difícil indicar qualquer outra coisa a não ser a venda das ações. O preço-alvo foi reduzido de 26 reais para 15 reais.

8 Analista projeta mais problemas às ações da B2W. A B2W deverá apresentar um resultado “fraco” no segundo trimestre do ano, projeta o analista, Marcos Mattos. A expectativa é de que o lucro líquido recue 61,1% em relação ao mesmo período do ano passado, para 7 milhões de reais. “Projetamos contratação de 1,4 ponto percentual da margem Ebitda, em relação ao segundo trimestre de 2010, influenciado negativamente pelas despesas com integração e investimentos em programas de relacionamento com clientes”, explica.

9 HSBC negocia venda de carteira de veículos para o PanAmericano. O HSBC Brasil está saindo do ramo de financiamento de veículos para não clientes. Desde sexta-feira (29), o banco suspendeu a oferta de crédito em 300 concessionárias e revendas de automóveis espalhadas pelo país. Segundo reportagem do Valor Econômico, a instituição negocia a venda dessa carteira para o PanAmericano, cujo controle é compartilhado por BTG Pactual e Caixa. Estima-se que o portfólio de financiamento de veículos do HSBC some cerca de 5 bilhões de reais, mas não se sabe se a totalidade dos ativos seria transferida.

10 Cielo fecha com Credicard e passa a aceitar Diners. A Cielo fechou parceria com a Credicard e já está aceitando em suas máquinas transações com o cartão Diners Club International, bandeira da americana Discover e que o Citi tem licença para operar no Brasil, informa reportagem do jornal Valor Econômico. O acordo também contempla a captura de operações com os cartões da própria Discover, com cerca de 50 milhões de clientes no mundo, prevista para ser incorporada na rede da Cielo na segunda quinzena do mês.

Fonte: Exame