Vendas totais da BR Malls crescem 23,6% no segundo trimestre, mostra prévia

SÃO PAULO – O volume de vendas dos lojistas dos shoppings da BR Malls Participações (BRML3) somaram R$ 3,7 bilhões no segundo trimestre de 2011, um aumento de 23,6% em relação ao mesmo período de 2010. Os dados compõem a prévia operacional da companhia divulgada nesta segunda-feira (18).

Pelo critério "mesmas lojas" (quando se compara apenas as lojas que estavam abertas no período anterior), as vendas cresceram 10% no período, apresentando recuperação frente ao primeiro trimestre deste ano, quando houve alta de 8,7%. No entanto, a resultado veio mais fraco ao registrado no segundo trimestre de 2010, quando as vendas subiram 13,2%.
 
De acordo com a companhia, o aumento das vendas mesmas lojas no trimestre foi beneficiado pelo crescimento das lojas satélites, que atingiram 13,1%. As megalojas e âncoras apresentaram uma desaceleração no trimestre, com aumento de 2,9% e 1,9%, respectivamente, "causado principalmente pela alta base de comparação do segundo trimestre de 2010", explica a BR Malls.

Aluguéis, taxa de ocupação e pagamentos em atraso
De abril a junho, o crescimento dos aluguéis mesmas lojas da companhia atingiu seu maior nível histórico, aumentando 14,2% em relação ao mesmo período do ano passado (+8,00%).

A taxa de ocupação permaneceu em patamares elevados, segundo a companhia, registrando média de 97,7% do ABL (Área Bruta Locável) total no trimestre. No período, dos 41 shoppings dos quais a companhia detinha participação, 17 apresentaram mais de 99% de seu ABL ocupado. Excluindo os shoppings adquiridos e inaugurados nos últimos 12 meses, a taxa de ocupação foi de 98,3% no trimestre.

Por fim, o nível de pagamentos em atraso (30 dias) registrou uma média de 3,4% no segundo trimestre, comparado a 2,9% no mesmo período do ano anterior. Sem contar os shoppings adquiridos e inaugurados nos últimos 12 meses, o nível de pagamentos em atraso (30 dias) foi de 3,0% no trimestre. A inadimplência líquida registrou 1,2% no período.
 
Fonte: InfoMoney