Sem referências internas, juros futuros operam próximos a estabilidade

SÃO PAULO - As taxas dos principais contratos de juros futuros operam próximos da estabilidade, apontando leve  apenas nos contratos mais longos, nesta quinta-feira (14) na BM&F. Em um dia sem referências internas, os agentes devem ficar atentos ao cenário externo, como o desenrolar da crise fiscal na Zona do Euro e os indicadores da economia norte-americana.
Por ora, segundo a equipe de economistas do Bradesco, o cenário é de elevada aversão ao risco, no entanto caso os dados da economia dos Estados Unidos surpreenda positivamente, pode haver uma reversão nesta tendência.


No entanto, a expectativa do Bradesco para o mercado de juros futuros é de uma “ligeira queda nos vencimentos mais longos, e estabilidade nos vencimentos mais curtos”.

Outros destaques
Entre os destaques externos, na Zona do Euro, a Itália captou nesta quinta-feira cerca de € 5 bilhões com a venda de títulos com vencimento entre 5 e 15 anos, registrando aumento do juro exigido pelo mercado apesar da maior procura pelos papéis.

Já nos Estados Unidos, o número de pedidos de auxílio-desemprego reportados na última semana foi melhor do que as expectativas do mercado. O Initial Claims registrou um total de 405 mil novos pedidos na semana até 9 de julho.

Por sua vez, o índice de preços ao produtor norte-americano registrou queda de 0,4% durante o período, frente às expectativas do mercado, de -0,2%, enquanto em março, o registrado foi de +0,2%. Já, o volume das vendas ao mercado varejista norte-americano subiu 0,1% durante o mês de junho.

Contrato de janeiro de 2012 indica taxa de 12,48%
O contrato de juros de maior liquidez nesta quinta-feira, com vencimento em janeiro de 2012, aponta uma taxa de 12,48%, estável em relação ao fechamento de quarta-feira. O número de contratos negociados chega a 136.925.

Outros contratos com bom volume negociado são o com vencimento em janeiro de 2013, que registra taxa de 12,68%. No fechamento de quarta-feira, a taxas apontada por este contrato era 12,67%.

A seguir confira as taxas dos principais contratos de juros futuros na BM&F:


Fonte: InfoMoney