Juros operam sem rumo com alta nas projeções de inflação e cena externa

SÃO PAULO – As taxas dos principais contratos de juros futuros operam sem tendência definida nesta segunda-feira (11) na BM&F, alternando entre a estabilidade e queda, com atenção dos agentes aos indicadores de inflação em elevação, além da situação externa que aumenta a aversão ao risco do investidor e contamina o mercado doméstico.

No mercado de juros futuros, a equipe de economistas do Bradesco espera estabilidade nos vencimentos mais curtos e uma ligeira queda nos vencimentos mais longos, justamente devido a esta piora na aversão ao risco.

Na agenda doméstica do dia, a edição do relatório Focus  divulgado nesta manhã pelo Banco Central apontam projeções para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) de taxa de 0,20%, com variação de 6,31% no acumulado do ano, apenas 0,19 ponto percentual abaixo do teto da meta para este ano.

Já as estimativas para o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado) deve apontar taxa de 0,12% em julho e de 5,94% no acumulado de 2011. Para a taxa básica de juro, os economistas também esperam por um ciclo de aperto monetário, encerrando o ano a 12,75% a ano.

Os consultores da LCA destacam que desde a Ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) de abril, os documentos do Banco Central apontam para um ajuste da Selic suficientemente prolongado. “Desse modo, incluímos mais três aumentos de 25 p.b. (julho, agosto e outubro), com a Selic encerrando o ano em 13%.”

Outro indicador de inflação divulgado nesta segunda-feira, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) apontou deflação de 0,21% na primeira prévia de julho, taxa 0,12 ponto percentual menor do que a apurada no mesmo período do mês anterior, segundo a FGV (Fundação Getulio Vargas).

Os economistas do Bradesco destacam que essa nova deflação dom indicador aponta para um mês de inflação “bem comportada” para os IGPs.

Contrato de janeiro de 2012 indica taxa de 12,50%
O contrato de juros de maior liquidez nesta segunda-feira, com vencimento em janeiro de 2012, aponta uma taxa de 12,50%, estável em relação ao fechamento de sexta-feira. O número de contratos negociados chega a 56.260.

Outros contratos com bom volume negociado são o com vencimento em janeiro de 2013, que registra taxa de 12,70% e o de julho de 2012, com taxa de 12,67%. No fechamento de sexta-feira, as taxas apontadas por estes contratos eram 12,71% e 12,68%, respectivamente.

A seguir confira as taxas dos principais contratos de juros futuro na BM&F:


Fonte: InfoMoney