Itália pode ter rating reduzido mesmo com novo plano de austeridade

1º de julho de 2011 - A Itália pode ter seu rating de crédito reduzido mesmo após a aprovação do plano de austeridade, informou a agência de classificação de riscos Stardand & Poors (S&P) em comunicado divulgado nesta sexta-feira.

"Ontem, o governo italiano introduziu medidas de austeridade fiscal adicionais que visam reduzir o déficit em € 47 bilhões (3% do PIB de 2011) até 2014, mas apesar destas medidas acreditamos que os riscos permanecem, principalmente devido às perspectivas de fraco crescimento da Itália", afirma o documento.

A S&P afirma também que para minimizar estes riscos seriam necessárias reformas micro e macroeconômicas que incentivassem o investimento privado e corrigissem os níveis salariais para estes coincidirem com a produtividade do país. Sem tais práticas, o potencial de crescimento do país não teve ser aproveitado.

"A perspectiva negativa reflete a visão sobre a Itália da Standard & Poors sobre certos riscos descendentes para o plano de redução de dívida do governo, e representam nossa crença sobre a probabilidade de redução de um em cada três ratings nos próximos 24 meses", explica a agência.

Ainda segundo a nota, a S&P acredita que um impasse político prolongado poderia contribuir para a queda do orçamento o que, aliado a um fraco crescimento do produto interno bruto do país poderia levar a uma estagnação da economia do país, levando a agência a optar pelo rebaixamento dos rating de longo e curto prazo do Itália.

Contudo, a agência afirma que esta decisão pode ser revista caso o governo consiga o apoio político para implementar as reformas que o país precisa para reaquecer sua economia.

Fonte: Último Instante