Futuros dos EUA recuam acompanhando contagem regressiva para default

SÃO PAULO - Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em queda na manhã desta sexta-feira (29), voltando a refletir o clima negativo provocado pelo risco de default do país a partir de terça-feira.

Tido até pouco tempo como algo impensável, o impasse entre republicanos e democratas caminha a passos largos para o fracasso nas negociações para elevar o teto da dívida pública do país, o que, naturalmente provocará um calote gradual junto aos credores já na próxima semana.

Conforme observado desde o início da crise política, o principal ponto de discórdia não reside na necessidade de elevação do limite de endividamento, mas sim na forma de reestruturação fiscal do país, que toca nas diferenças doutrinárias dos maiores partidos dos EUA, especialmente no que se refere ao aumento de impostos e cortes no orçamento.

Emprego ajuda
Além do peso que a agenda política representa nesta sessão, investidores também digerem a divulgação do desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) no segundo trimestre, sem esquecer é claro da agenda de resultados corporativos, que conta com referências apenas marginais nesta sessão.

Segundo dados divulgados nesta manhã, a economia norte-americana avançou 1,3% no segundo trimestre de 2011, de acordo com dados anualizados, ficando abaixo das expectativas do mercado, que sugeriam uma expansão de 1,7%.

Fonte: InfoMoney