Confira a agenda do investidor para a última semana de julho
SÃO PAULO - Na agenda para a última semana de julho, destaque para a divulgação da ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), quando foi anunciada a elevação em 25 pontos-base na taxa de juro brasileira, que agora é de 12,50% ao ano. Além disso, os investidores também receberão índices de inflação e as notas divulgadas pelo Banco Central.
> Segunda-feira (25/7)
- Brasil
8h00 - A FGV (Fundação Getulio Vargas) anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente a terceira quadrissemana de julho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
A Serasa divulga o indicador de Atividade Econômica (PIB Mensal) de maio, que tem por objetivo fornecer um conjunto de estatísticas de alta frequência que reflita a evolução mensal do PIB (Produto Interno Bruto) trimestral, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
- EUA
Não serão divulgados indicadores relevantes no país nesta sessão.
> Terça-feira (26/7)
- Brasil
8h00 - A FGV publica a Sondagem do Consumidor de julho. O indicador é compilado com base em uma amostra de mais de 200 domicílios em sete das principais capitais brasileiras.
10h30 - O Banco Central divulga a Nota do Setor Externo de junho, contendo informações sobre o balanço de pagamentos e as reservas internacionais computadas no período.
- EUA
10h00 - A agência de classificação de risco S&P (Standard & Poor's) publica o S&P/Case-Shiller Home Price de maio. O indicador denota a trajetória dos preços das casas nos EUA por meio de uma média móvel trimestral.
11h00 - Sai o Consumer Confidence referente ao mês de julho, responsável por medir a confiança dos consumidores norte-americanos.
11h00 - Sairá o New Home Sales, índice que mostra o número de casas novas com compromisso de venda realizado durante o mês de junho.
> Quarta-feira (27/7)
- Brasil
7h00 - A Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) apresenta o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) referente a terceira quadrissemana de julho. O índice é baseado em uma pesquisa de preços feita na cidade de São Paulo, entre pessoas que ganham de 1 a 20 salários mínimos.
10h30 - O Banco Central publica sua Nota de Política Monetária, onde a instituição revela as informações sobre o total de empréstimos bancários no país no mês de junho e também mostra a distribuição dos recursos por setores.
- EUA
9h30 - O Departamento de Comércio do país revela o Durable Good Orders de junho, que avalia o volume de pedidos e entregas de bens duráveis no período.
11h30 - Confira o relatório de Estoques de Petróleo norte-americano, semanalmente organizado pela EIA (Energy Information Administration). O documento é considerado uma importante medida, já que os EUA são o maior consumidor do combustível.
15h00 - Investidores estarão atentos ao Livro Bege do Fed, relatório importante sobre o desempenho atual da economia do país.
> Quinta-feira (28/7)
- Brasil
8h00 - A FGV revela o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) de julho, que é bastante utilizado pelo mercado, e retrata a evolução geral de preços na economia.
8h30 - Será divulgada a Ata do Copom.
- EUA
9h30 - Confira o número de pedidos de auxílio-desemprego (Initial Claims), em base semanal.
11h00 - Sai o Pending Home Sales de maio, indicador responsável por medir a venda de casas existentes nos EUA com contrato assinado, mas ainda sem transação efetiva.
> Sexta-feira (29/7)
- Brasil
8h00 - A FGV anuncia a Sondagem Industrial referente ao mês de julho, que reúne informações sobre a evolução da atividade da indústria nacional.
10h30 - O Banco Central reporta a Nota de Política Fiscal do mês de junho, que revelará os gastos públicos realizados durante o período.
- EUA
9h30 - O Departamento de Comércio revela a segunda prévia do PIB e de seu deflator, todos baseados no segundo trimestre.
9h30 - Será apresentado o Employment Cost Index também referente ao segundo trimestre, responsável por mensurar o custo da mão-de-obra. O indicador é muito utilizado pelo mercado como medida de inflação.
10h45 - Será reportado o Chicago PMI referente ao mês de julho, que mede o nível de atividade industrial na região.
10h55 - A Universidade de Michigan publica a versão final do Michigan Sentiment de julho, que mede a confiança dos consumidores na economia norte-americana.
Como começa a semana subsequente?
> Segunda-feira (1/8)
- Brasil
8h00 - A FGV anuncia o IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor - Semanal) referente ao mês de julho. O índice calcula a taxa mensal da variação dos preços até meados da semana anterior àquela em que é divulgado.
8h30 - O Banco Central revela o relatório semanal Focus, que compila a opinião de consultorias e instituições financeiras sobre os principais índices macroeconômicos.
O Ministério de Comércio Exterior reporta a Balança Comercial referente ao mês de julho, que mede a diferença entre exportações e importações contabilizadas durante o período.
Fonte: Info Money - EUA
11h00 - O Departamento de Comércio publica o Construction Spending de junho, que mede os gastos decorrentes da construção de imóveis.
11h00 - Sai o ISM Index referente ao mês de julho, responsável pela mensuração do nível de atividade industrial no país.
Fonte: Info Money