Bolsas dos EUA seguem sem tendência, com foco na economia e balanços

SÃO PAULO –  Os principais índices acionários dos Estados Unidos operam sem tendência definida nesta quarta-feira (20), em uma sessão de grande volatilidade diante das incertezas sobre a definição do teto da dívida soberana dos EUA. Além disso, o mercado reflete  os resultados abaixo do esperado sobre a venda de imóveis usados por lá. No front corporativo, Apple sobe forte após divulgação de resultados.

O índice S&P 500, que engloba as 500 principais empresas dos EUA, opera em leve valorização de 0,11% e atinge 1.328 pontos.O Dow Jones, que mede o desempenho das 30 principais blue chips norte-americanas, negocia em leve alta de 0,01% a 12.589 pontos, enquanto o Nasdaq Composite, que concentra as ações de tecnologia, cai 0,25%, chegando a 2.819 pontos.

Balanço da Apple surpreende mercado
As ações da Apple (+3,10%) sobem forte, após a companhia divulgar resultados surpreendentes após o encerramento da última sessão. O lucro do 2T11 dobrou em relação ao mesmo período de 2010, chegando à marca de US$ 7,79 por ação, superando as expectativas de US$ 5,80 por ação dos analistas.

Por outra lado, outras empresas doo setor de tecnologia registram quedas na sessão, com destaque para a  Microsoft (-1,53%), Google (-0,96%) e Oracle (-1,59%) registram perdas.

Bancos sobem
Ao contrário das techs, as ações do setor financeiro registram ganhos em uma sessão de ajustes das quedas registradas nas sessões anteriores. Com isso, os papéis do Bank of America Merril Lynch registram forte alta de 3,66%, acompanhadas das ações do Citigroup (+2%)  e JPMorgan (+1,66%), que também operam no campo positivo.

Balanços corporativos
Além da Apple, outras companhias divulgaram os seus balanços na sessão. Entre elas, as ações da BlackRock (+0,49%) e USBancorp (+4,47%) registram ganhos, após ambas as companhias anunciarem lucros superiores às expectativas do mercado.

Enquanto isso, os papéis da Abbott Laboratories (-0,89%) recuam, mesmo depois de a empresa farmacêutica registrar lucro melhor que o esperado devido ao forte crescimento das vendas em mercados emergentes e da demanda por sua fórmula contra artrite.

No mesmo sentido, as ações da Johnson Controls (-4,26%) caem forte, mesmo após a fabricante de autopeças registrar lucro melhor que o esperado, mostrando uma recuperação rápida após o terremoto japonês.

São aguardados ainda, após o encerramento do pregão nesta quarta, a divulgação dos resultados da Ebay, American Express e Raymond James.

Noticiário
O número de vendas de casas usadas nos EUA em junho, mensurado pelo Existing Home Sales, foi de 4,77 milhões de imóveis, pior do que as expectativas de 4,93 milhões.

Além disso, na noite de terça-feira (19), a Câmara aprovou um projeto de lei para elevar o limite máximo da dívida externa norte-americana, com o aumento de impostos e o corte de gastos do governo, entretanto, os investidores mostram-se preocupados sobre o desenrolar das negociações.

O presidente dos EUA, Barack Obama e os líderes do Congresso tentarão fechar um acordo nas próximas horas, a fim de evitar um default, uma vez que a data máxima para aprovação de um novo patamar – 2 de agosto – se aproxima.

Acompanhe o desempenho dos principais índices acionários nos EUA:



Fonte: InfoMoney