10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira

São Paulo - Aqui está o que você precisa saber nesta segunda-feira (25):

1 Agenda: semana é decisiva para solução da questão fiscal nos EUA. A semana compreendida entre os dias 25 e 29 de julho reserva a divulgação de dados econômicos e eventos importantes, tanto no Brasil como no exterior. No plano internacional, esquentam as negociações envolvendo a dívida pública nos Estados Unidos. Já na cena interna, o destaque fica na quinta-feira (28) com a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), além do balanço da mineradora Vale, referente ao segundo trimestre.

2 Mercados: bolsas caem à espera de solução para a dívida dos EUA. As bolsas de valores da Europa caíam nesta segunda-feira em relação ao pico mais alto em mais de uma semana visto na última sexta-feira. A aversão ao risco aumenta entre os investidores em meio à possibilidade do primeiro default de dívida dos Estados Unidos, principalmente após terem fracassado as discussões entre democratas e republicanos ocorridas no final de semana. Em Wall Street, os índices futuros apontam para a abertura negativa da bolsa de valores de Nova York. Entre as commodities, os preços do petróleo recuam pelo temor de que a crise fiscal nos EUA e na Europa afetará a demanda.

3 Moody's rebaixa Grécia e alerta que default é quase certo. A agência de classificação de risco reduziu a nota de dívida da Grécia em três graus nesta segunda-feira, para "Ca", apenas um grau acima do default, dizendo que um novo pacote de resgate é um precedente negativo para os credores de outros países endividados. O rebaixamento da nota significa que a Grécia tem agora o menor rating entre todos os países cobertos pela Moody's.

4 EUA: Obama se opõe a acordo de curto prazo sobre dívida. O presidente americano, Barack Obama, reiterou sua oposição a um acordo para aumentar o endividamento dos EUA a "curto prazo" durante a reunião que manteve ontem à noite na Casa Branca com os líderes democratas do Congresso. Obama recebeu o líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid, e a líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi.

5 Focus: mercado eleva cenário de inflação em 2012 a 5,28%. O mercado financeiro manteve suas previsões para a inflação em 2012 e nos 12 meses à frente, segundo o relatório Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira. A expectativa para a alta do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano permaneceu em 6,31%, enquanto a de 2012 subiu de 5,20% para 5,28%.

6 Petrobras anuncia plano para agradar mercado e governo. A Petrobras lançou um novo plano de investimentos de 224,7 bilhões de dólares para os próximos cinco anos que busca elevar a rentabilidade da empresa, aumentando os gastos em exploração de petróleo, mas que mantém o valor global praticamente inalterado ante o programa anterior. O plano foi feito sob encomenda para agradar o mercado e o governo.

7 Petrobras descobre petróleo em poço da Bacia Potiguar, diz ANP. A estatal brasileira encontrou óleo em um poço terrestre da Bacia Potiguar, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). A Petrobras ainda não determinou se a descoberta no poço 3BRSA956RN, do bloco POT-T-744, pode ser desenvolvida comercialmente, informa reportagem da Bloomberg. A Petrobras detém 100% do bloco.

8 OGX encontra óleo na Bacia de Campos e gás na Bacia do Parnaíba. A OGX Petróleo & Gás Participações, petrolífera controlada pelo bilionário Eike Batista, encontrou óleo em um poço da Bacia de Campos, segundo a ANP. A OGX, com sede no Rio de Janeiro, ainda não determinou se a decoberta do poço 4OGX45DRJS, no bloco C-M-499, poderá ser desenvolvida comercialmente, informa reportagem da Bloomberg. A OGX também encontrou gás natural em um poço terrestre do bloco PN-T-68 da Bacia do Parnaíba. A OGX possui 70% do bloco, enquanto a Petra Energia tem os 30% restantes.

9 Acordo entre Petrobras e Vale sairá em até 2 meses, diz jornal. A Vale espera chegar nos próximos dois meses a um acordo com a Petrobras para explorar uma mina de carnalita - minério do qual se extrai cloreto de potássio, matéria-prima para a produção de fertilizantes - no Sergipe, informa reportagem do Valor Econômico. Está em discussão o arrendamento ou cessão à Vale de uma jazida que a Petrobras tem em Maruim (SE), o que destravaria um megaprojeto da mineradora para a produção anual de até 2,4 milhões de toneladas de potássio. O empreendimento é estimado em 4 bilhões de dólares, com início da operação em 2015

10 Revista revela denúncia de extorsão na ANP. A revista Época publicou neste fim de semana uma denúncia contra funcionários da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Segundo a reportagem, uma gravação que integra investigação sigilosa do Ministério Público Federal (MPF) e da Polícia Federal mostra funcionários da agência pedindo propina. Em troca, a solução de pendências de clientes representados pela advogada Vanuza Sampaio. A gravação teria sido feita em maio de 2008, no escritório da advogada no Rio de Janeiro.

Bônus I Brasil Foods venderá duas unidades em Santa Catarina. A Brasil Foods vai colocar à venda as unidades de Salto Veloso e Lages, em Santa Catarina, no pacote de alienação de ativos imposto pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) como condição para sua criação, informa reportagem do jornal Valor Econômico. A informação foi dada na sexta-feira (22) pelo presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Alimentação de Santa Catarina (Fetiaesc), Miguel Padilha. Ontem (23), a assessoria de comunicação da Brasil Foods confirmou que as duas unidades serão postas à venda.

Bônus II BM&FBovespa retira ações da mundial da prévia do Ibovespa. A BM&FBovespa divulgou em comunicado na sexta-feira que as ações preferenciais de Mundial não serão incluídas na primeira prévia da composição da carteira teórica dos índices IBRX-50, IBRX-100, IVBX e Ibovespa. A decisão ocorre após a recente alta atípica no volume e nos preços dos papéis durante os pregões. Segundo o aviso ao mercado, também as ações ordinárias não serão incluídas na primeira prévia da composição da carteira teórica dos índices IBRA, ICON, INDX e SMLL.
 
Fonte: Exame