Guia Financeiro: Aprenda os termos utilizados pelo mercado

Câmbio: Operação em que há compra ou venda de moeda estrangeira. Também é o nome que se dá ao valor índice da moeda estrangeira (taxa cambial) em relação à moeda nacional sobre determinada praça.

Câmbio comercial: Contrato de câmbio, disciplinado e controlado pelo Banco Central, para operações de importação, exportação, remessas e ingresso de capital estrangeiro. É por esta taxa de câmbio que estas operações se realizam.

Câmbio fixo: Política cambial em que se atrela moeda nacional a uma moeda forte, como o dólar. O Banco Central de um país assume o papel de caixa de conversão, trocando moeda local por dólar a uma taxa fixa.

Câmbio flutuante: Política cambial em que a moeda varia de acordo com a oferta e a procura de dólar, que pode ser consequência da economia ou de tensões internacionais.

Câmbio livre: Operação de câmbio sem a interferência da autoridade monetária.

Câmbio manual: Operação de câmbio em que a troca em espécie, ou seja, quando a troca se efetua com moedas metálicas ou cédulas de outros países.

Câmbio negro ou paralelo: Operação de câmbio não regulamentada, não autorizada, realizada por agentes não credenciados, com taxa de câmbio diferenciada. Envolve normalmente operações em espécie, desconto de cheques e remessas eletrônicas para outros países.

Fonte: Último Instante