"Pior momento da inflação está passando", diz Mantega
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, mostrou-se otimista com o resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
O IPCA passou de 0,79%, em março, para 0,77% em abril, de acordo com o IBGE. "Estamos no chamado ponto de inflexão, ou seja, revertendo, num momento em que muda a inflação para baixo", disse Mantega.
Segundo ele, se o preço das commodities continuar a cair no mercado internacional, terá influência no preço dos alimentos e dos combustíveis.
"O pior momento da inflação está passando e ficando para trás. Em abril e a partir de maio, os preços passarão a cair no Brasil de modo que a inflação estará sobre controle. Nós já poderemos respirar em maio, esperando uma inflação do IPCA em torno de 0,45% a 0,50%."
O ministro destacou ainda que o IPCA, sem considerar alguns alimentos cujos preços variam mais facilmente de preço, passou de cerca de 0,70%, em março, para 0,52%, em abril.
Mantega também citou outro indicador importante para mostrar a tendência de queda da inflação, o Índice Geral de Preços (IGP).
"O IGP é importante porque ele é o precursor do IPCA. Ele é o índice no atacado, na produção, depois ele chega ao consumidor", destacou.
Fonte: Brasil Econômico