Bovespa ganha 0,18% na abertura; dólar sobe para R$ 1,62
O mercado brasileiro de ações registra valorização no início dos negócios nesta segunda-feira.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, sobe 0,18%, aos 64.534 pontos.
O dólar comercial é negociado por R$ 1,618, em uma variação positiva de 0,06%. A taxa de risco-país marca 170 pontos, em um avanço de 1,19% sobre a pontuação anterior.
Uma das poucas notícias (relativamente) positivas da semana passada, a taxa de inflação abaixo do esperado vai ser posta à prova nesta semana. Investidores e analistas devem ficar atentos também às projeções para o IPCA deste ano contidas no boletim Focus, divulgado mais cedo. Depois de oito altas consecutivas, a previsão apresentou recuo, passando para 6,33%.
Esse boletim é elaborado pelo Banco Central a partir de consultas feitas a uma centena de instituições financeiras.
O IPCA registrou inflação de 0,77% em abril, praticamente estável em relação a março, quando a variação foi de 0,79%. Muitos contavam com um número na faixa de 0,81% a 0,85%. Em 12 meses, o IPCA tem uma alta acumulada de 6,51%.
A meta oficial para este ano é de 4,5%, com tolerância de dois pontos percentuais. As projeções do "Focus", portanto, estão bastante perto do teto dessa meta, o que assusta o mercado.
Se as pressões inflacionárias não mostrarem o alívio esperado pelo governo, é quase certo [na ótica do mercado] que novas medidas para esfriar a economia virão. Como pairam incertezas sobre o que pode ser feito, a Bolsa trava: nos últimos meses, o índice acionário não saiu de uma estreita faixa de preços. Ao mesmo tempo, o capital estrangeiro migra para outras praças, o que também não ajuda na recuperação do mercado brasileiro.
Fonte: Folha.com