Bovespa abre concorrência de formador de mercado de opções
A BM&F Bovespa anunciou nesta terça-feira (4/5) o início de processo de concorrência para seleção de três formadores de mercado para opções sobre ações de OGX Petróleo (OGXP3) e Itaú Unibanco (ITUB4).
Trata-se da primeira etapa do programa de concorrência para seleção de formadores de mercado para opções sobre ações e o Ibovespa. O prazo para entrega das propostas é 27 de junho. As regras do processo estão descritas no edital de concorrência e o vencedor será conhecido em 12 de julho.
Serão consideradas vencedoras, para cada objeto da concorrência, as três propostas que indicarem os menores spreads máximos de volatilidade.
O programa de concorrência foi desenvolvido para selecionar formadores de mercado para opções sobre ações de dez empresas (excluindo Petrobras e Vale) e sobre o Ibovespa e deverá ocorrer em quatro etapas.
Na segunda etapa, em julho de 2011, serão contempladas as opções sobre ações da BM&F Bovespa, da Usiminas e do Ibovespa.
A terceira etapa, em setembro deste ano, abrangerá as opções sobre ações do Bradesco, da Gerdau e do Banco do Brasil. Na quarta etapa, em novembro, será a vez das opções sobre ações da CSN, da PDG Realty e da Cyrela.
O programa tem por objetivo desconcentrar a negociação de opções, elevando a liquidez sobre outros ativos subjacentes do segmento Bovespa, além de Petrobras e Vale e estimular o alongamento dos prazos de vencimentos desses contratos.
Fonte: Brasil Econômico