Radar: comece o pregão sabendo as novidades do cenário corporativo


SÃO PAULO – Com o final da temporada de resultados do quarto trimestre de 2010, o cenário corporativo inicia o pregão desta segunda-feira (4) um pouco menos movimentado. Desta forma, os investidores deverão prestar ainda mais atenção ao câmbio e ao discurso do presidente do Federal Reserve, Ben Bernanke, previsto para às 21h15 de Brasília.


Ademais, a agenda de indicadores internacionais também não traz dados de grande relevância para o mercado financeiro. No cenário interno, o relatório Focus indicou que o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) deverá fechar o ano com uma alta de 6,02%, superior à estimativa da semana anterior, de 6,00%. No entanto, as projeções para o PIB (Produto Interno Bruto) mantiveram-se em 4,00%, após diversas reduções consecutivas.

Por fim, o IPC-Fipe marcou uma desaceleração na alta dos preços em março, passando de 0,60% no mês anterior para 0,35%.

Embraer

A Embraer (EMBR3) assinou  um acordo de cooperação estratégica com a Minsheng Financial Leasing, subsidiária do China Minsheng Bank, anunciou a empresa brasileira nesta manhã. “O negócio visa criar oportunidades de financiamento para a venda de aeronaves da Embraer na China e em outros países e promover a aviação executiva na China”, ressalta o comunicado enviado pela companhia.

Em outro comunicado, a companhia também revelou que a KLM Cityhopper confirmou as opções de compra firmadas em agosto de 2007, em um negócio de US$ 214 milhões. A Embraer iniciará a entrega de cinco jatos, com início para o primeiro semestre de 2012, enquanto a empresa holandesa ainda possui mais duas opções de compra.

Vale

A sucessão no comando da Vale (VALE3, VALE5) também continua em foco. Nesta segunda-feira, haverá reunião dos acionistas para homologar a contratação de empresa de seleção de executivos que irá auxiliar a mineradora na escolha do substituto de Roger Agnelli. Na sexta-feira (7), espera-se que o Conselho de Administração faça sua escolha a partir de lista tríplice.

ALL

Já a ALL (ALLL3) anunciou que sua controlada Brado Participações incorporou as ações da Standard Logística S.A, a qual adotou a denominação de Brado Logística. Assim, os antigos acionistas da Brado Logística passam a deter 20% da Brado Participações, enquanto os 80% restantes ficam por conta da ALL.

Helbor

A Helbor (HBOR3) e a IPLF Holdings, empresa do grupo Suzano (SUZB5), anunciaram depois do último pregão mais detalhes sobre a constituição da nova empresa Alden Desenvolvimento Imobiliário. Cada uma das duas companhias terá 50% de participação, sendo que a Helbor será a responsável pelo gerenciamento comercial, financeiro e contábil, além de possuir a preferência na escolha dos terrenos, que serão de propriedade da IPFL e prospectados por esta.

“Na prática, a Alden será parceira da Helbor no desenvolvimento de novos projetos e irá fortalecer ainda mais o processo de crescimento vivido pela companhia”, ressaltou em comunicado.

Itaú Unibanco

Ainda na última sexta-feira, o Itaú Unibanco (ITUB4) divulgou a deliberação das propostas de grupamento das ações ON e PN, na proporção de 100 ações para uma, sendo procedido pelo desdobramento dessas mesmas ações na razão de um ativo para 100.

O grupamento se deve ao grande número de acionistas com uma pequena quantidade de ações - em geral abaixo do lote padrão de 100 ações -, e em situação inativa, o que acaba elevando os custos operacionais e administrativos para a companhia, além de também comprometer a eficiência dos sistemas de registro, controle e divulgação de informações. O principal objetivo da operação, assim, é ajustar a base acionária.

Gafisa

Após o último fechamento a Gafisa (GFSA3) inform
ou que renovou com o Itaúvest o contrato de formador de mercado por mais seis meses, com o objetivo de “continuar o aumento da liquidez das ações ordinárias”.

Fonte: InfoMoney