Bancos e payroll animam bolsas europeias no início de abril


O tom comprador foi impulsionado pelo bom desempenho das ações do setor bancário, após os resultados dos testes de estresse irlandês, e por dados do mercado de trabalho norte-americano.


1º de abril de 2011 - Os principais índices acionários europeus fecharam o primeiro pregão de abril com fortes ganhos. O tom comprador foi impulsionado pelo bom desempenho das ações do setor bancário, após os resultados dos testes de estresse irlandês, e por dados do mercado de trabalho norte-americano. 

Ontem, o Banco Central da Irlanda (ICB) anunciou que as quatro entidades financeiras submetidas aos testes de resistência precisam de € 24 bilhões extras para enfrentar uma eventual situação de crise extrema daeconomia. Os bancos testados foram:  Irish Life & Permanent (IL&P), Bank of Ireland (BoI), Allied Irish Banks (AIB) e ESB.

Além disso, a autoridade monetária informou uma reestruturação de seu sistema financeiro, o que resultará na criação de dois grandes bancos. O mercado recebeu as notícias com certo alívio, uma vez que os resultados vieram dentro do esperado.

Na agenda americana, principal dado do dia, o payroll indicou a criação de 216 mil postos de trabalho no país em março. O número veio acima do estimado pelo mercado, de um aumento de 191 mil postos.

Entre os indicadores do Velho Continente, o índice gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) manufatureiro da zona do euro caiu para 57,5 pontos em março, ante 57,7 pontos anunciados no mês anterior, segundo dados do instituto Markit Economics.

No Reino Unido, o PMI recuou de 60,9 pontos para 57,1 pontos no mesmo período. As informações também são do instituto Markit Economics.
Por sua vez, o desemprego nos países da zona do euro reduziu 0,1% em fevereiro, para 9,9%, de acordo com  números do Eurostat, o escritório de estatística comunitário.

No front acionário, o índice FTSE MIB, da bolsa de Milão, avançou 1,11% para 21.967 pontos. Em Madri, o indicador Ibex 35 subiu 1,45% aos 10.729 pontos. Em Paris, o CAC-40 registrou ganhos de 1,64% para 4.054 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX-30 valorizou 1,97%, aos 7.179 pontos; e em Londres, o FTSE-100 registrou apreciação de 1,71% aos 6.009 pontos.

Fonte: Último Instante