Após subir por três semanas, índice das ações europeias fecha em queda
O principal índice das ações europeias fechou em leve baixa nesta segunda-feira (11), após subir por três semanas, pressionado pelo setor de construção depois que a Hochtief fez alerta sobre seu lucro. O FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações do continente europeu, recuou 0,1%, aos 1.147 pontos.
Os papéis da alemã Hochtief despencaram 9,5%, após a empresa reduzir sua perspectiva devido a um grande prejuízo em sua unidade australiana Leighton, já esperado.
Estrategistas disseram que o mercado provavelmente vai dar uma pausa e então aumentar os ganhos que levaram o índice à máxima em cinco semanas na sexta-feira.
"Os investidores querem olhar por entre algumas questões que temos tido, como a Líbia, e arriscar mais", disse David Rickards, um dos presidentes globais do departamento de pesquisa de ações da Macquarie, em Londres. "Os preços [das ações] europeias ainda parecem bons."
Na ponta de cima estiveram as mineradoras, na cola da alta dos preços dos metais, amparados por fortes dados de importação de cobre da China.
Entre as blue chips que subiram, vale citar BHP Billiton (+1,8 por cento) e Xstrata (+0,9 por cento).
Índices
Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,04%, a 6.053 pontos. Em Frankfurt, o índice DAX caiu 0,17%, para 7.204 pontos. Em Paris, o índice CAC-40 perdeu 0,57%, a 4.038 pontos.
Em Milão, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 0,1%, para 22.365 pontos. Em Madri, o índice Ibex-35 retrocedeu 0,32%, a 10.878 pontos. Em Lisboa, o índice PSI20 encerrou em ligeira alta de 0,06%, para 7.916 pontos.
Fonte: G1 Mercados
Marcadores:
Bolsas europeias