Bovespa recua 0,10% após abertura; dólar atinge R$ 1,78

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) inicia os negócios desta quinta-feira no campo negativo. Analistas mencionam preocupações do mercado com um possível aperto monetário na China (alta dos juros) e com a situação da economia europeia, mais uma vez, com foco na Grécia, onde bancos solicitaram ajuda estatal ontem.
O Ibovespa, principal índice de ações da Bolsa paulista, recua 0,10%, aos 70.724 pontos. Ontem, a Bovespa fechou em queda de 0,43%. Na Europa, a Bolsa de Londres perde 1,04%; em Frankfurt, o índice Dax cede 1,11%.

O dólar comercial é cotado por R$ 1,783, em um avanço de 0,28%. A taxa de risco-país marca 184 pontos, número 7,60% acima da pontuação anterior.

Entre as primeiras notícias do dia, o governo dos EUA revelou um aumento na demanda pelos benefícios do auxílio-desemprego, um importante termômetro do mercado de trabalho local. Até a semana, foi contabilizado um montante de 460 mil solicitações iniciais. Economistas do setor financeiro projetavam uma cifra em torno de 435 mil.

O Banco Central Europeu manteve a taxa de juros básica para a região em 1%, a menor em toda a série histórica, pelo 11º mês consecutivo. Ainda na Europa, as vendas do setor varejista contraíram 0,6% em fevereiro, um resultado pior do que o esperado por economistas do mercado, que calculavam um recuo de 0,1%.

No front doméstico, o IBGE apontou inflação de 0,52% em março ante 0,78% em fevereiro, pela leitura do IPCA, o índice oficial para o regime de metas. A FGV também detectou uma desaceleração no reajuste dos preços: o IGP-DI teve variação de 0,63% em março ante 1,09% no mês anterior. 

Fonte: Folha Online

0 comentários: