Bolsas europeias operam em leve baixa, avaliando dívidas e cenário corporativo

 
SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operam em leve baixa nesta segunda-feira (8), na expectativa por resoluções quanto ao futuro da dívida grega e do fundo Dubai World, refletindo também as notícias do cenário corporativo local.

Em Londres, os papéis da AstraZeneca recuam cerca de 2% em função dos testes maus sucedidos de um novo remédio para o combate do câncer de cólon. Na esteira estão a empresa de multimídia WPP (-1,55%) e a farmacêutica GlaxoSmithKline (-1,25%).

Do outro lado, as ações da Petrofac disparam mais de 3%, após a petroquímica britânica apresentar lucro líquido acima do esperado em 2009, enquanto os ativos da banco RBS sobem 2,20%, ante os rumores de que o governo, majoritário na instituição, está para fechar uma joint venture com uma companhia chinesa.

Enquanto as ações da Metro sobem 1,50% em Frankfurt com a elevação de recomendação por parte dos analistas do Morgan Stanley, os papéis da estatal alemã Deutsche Post (-1,50%) e da siderúrgica Salzgitter (-1,20%) pressionam o índice DAX 30.

Dívidas em xeque
 
Continuam as discussões acerca do futuro da dívida fiscal grega. No domingo (7), o presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou que a zona do euro está pronta para ajudar a Grécia caso necessário. Para o diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, a dívida grega não tem potencial para contaminar as contas europeias, mostrando-se despreocupado com as futuras consequências.

Após longa espera, tudo indica que nesta semana o fundo de investimento Dubai World, que assustou o mundo meses atrás com uma dívida de US$ 26 bilhões, deverá entrar em um acordo com banqueiros para saldá-la.

Confira as cotações
 
O índice FTSE 100 da bolsa de Londres  negocia em leve baixa de 0,18% e atinge 5.590 pontos, enquanto o DAX 30  da bolsa de Frankfurt cai 0,06%, chegando a 5.874 pontos. Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve alta de 0,05%, atingindo a 2.879 pontos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: