Bolsas europeias operam em baixa, com queda das commodities e resultados

SÃO PAULO - As principais bolsas europeias operam em baixa nesta terça-feira (9), pressionadas pela queda das commodities no mercado internacional e com os investidores de olho na temporada de resultados da região.

Acompanhando a queda de aproximadamente 1% do cobre e do petróleo, as ações do setor de mineração e petroquímico ganham destaque na ponta negativa do mercado em Londres, com Kazakhmys (-2,94%), BHP Billiton (-1,97%), Xstrata (-1,82%) e Tullow Oil (-1,50%).

Ainda na bolsa londrina, as ações da EADS, fabricante dos aviões Airbus, despencam mais de 5% após apresentar prejuízo no acumulado de 2009 e reduzir seus dividendos. Além disso, os papéis da Liberty International recuam cerca de 3% em função do desempenho aquém do esperado da prestadora de serviços no ano passado.

Na Alemanha, as ações do banco Commerzbank desvalorização mais de 2% com a recomendação de vendas proferidas pelos analistas da corretora BHF-Bank, enquanto os papéis Deutsche Post operam em baixa de 1,60% em função do resultado abaixo das estimativas no quarto trimestre da estatal alemã.

Economia em foco
 
O Reino Unido registrou déficit comercial de US$ 12 bilhões durante o mês de janeiro, o maior desde agosto de 2008, superando as estimativas dos analistas, que giravam em torno de US$ 10,5 bilhões.

Em busca de ajuda para salvar a economia grega, o primeiro ministro da Grécia, George Papandreou, afirmou que vai pressionar o presidente norte-americano para regular melhor os fundos de investimentos e ajudar no combate dos “especuladores”.

Confira as cotações
 
O índice FTSE 100  da bolsa de Londres se destaca, caindo 0,56% e atingindo 5.575 pontos. Já o CAC 40  da bolsa de Paris  negocia em leve baixa de 0,44% chegando a 3.886 pontos, enquanto o DAX 30  da bolsa de Frankfurt desvaloriza-se 0,35% a 5.855 pontos.

Já o Euro Stoxx 50, índice calculado pela agência Dow Jones e que mede o desempenho das 50 principais ações da Europa Continental opera em leve baixa de 0,46%, atingindo a 2.866 pontos.

Fonte: InfoMoney

0 comentários: